Iyengar Yoga: O que é e quais os benefícios

21 de fevereiro, 2020

O Iyengar Yoga é uma das várias modalidades de yoga que se concentra no alinhamento adequado e na técnica precisa. Portanto, por meio de movimentos mais lentos, a prática combina posições com respiração para criar força, resistência e flexibilidade.

Criado em 1960, consiste em trabalhar para fortalecer a conexão entre o corpo e mente. Para o autor da prática, o professor indiano B.K.S. Iyengar, um corpo equilibrado leva a uma mente equilibrada. 

Benefícios

Assim como yoga tradicional, iyengar yoga também possui benefícios físicos, mentais, e psicológicos para a saúde. Veja então quais são os mais comuns:

Cria força

Ao manter cada posição por mais tempo (geralmente mais de um minuto) os músculos se tornarão mais fortes e tonificados. Posturas em pé, em particular – como a pose de árvore ou do guerreiro – podem ajudar a aumentar a força da parte inferior do corpo e do tronco.

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Aumenta a flexibilidade

Você provavelmente conhece yoga por melhorar a flexibilidade, iyengar não é diferente. Um estudo mostrou que, após apenas seis semanas de prática de iyengar, os participantes observaram um aumento significativo na flexibilidade da coluna e posterior de coxa.

Melhora a postura

Por ter forte foco no alinhamento, uma prática regular de iyengar yoga poderá desenvolver eventualmente uma postura melhor.

Dessa forma, a modalidade se concentra na correção de áreas mais fracas ou mais rígidas do corpo, principalmente pescoço e costas.

Diminui estresse e ansiedade 

A prática aumenta a produção de um produto químico que melhora o humor chamado ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Assim, os participantes de um estudo relataram níveis mais baixos de ansiedade e melhor bem-estar geral após três meses de treino. 

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Reduz a dor crônica

Muita dor crônica é causada por alinhamento inadequado, seja por descontração ou queda. Assim, Iyengar realinha o corpo (especialmente no pescoço, costas e coluna vertebral), o que, segundo pesquisas, pode reduzir drasticamente as dores.

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Abaixa a pressão sanguínea

Pesquisadores descobriram que esse estilo de yoga desencadeia uma resposta de relaxamento no corpo. Portanto, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, que pode manter o coração saudável e reduzir o risco de doença cardiovascular.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.