Iyengar Yoga: O que é e quais os benefícios
O Iyengar Yoga é uma das várias modalidades de yoga que se concentra no alinhamento adequado e na técnica precisa. Portanto, por meio de movimentos mais lentos, a prática combina posições com respiração para criar força, resistência e flexibilidade.
Criado em 1960, consiste em trabalhar para fortalecer a conexão entre o corpo e mente. Para o autor da prática, o professor indiano B.K.S. Iyengar, um corpo equilibrado leva a uma mente equilibrada.
Benefícios
Assim como yoga tradicional, iyengar yoga também possui benefícios físicos, mentais, e psicológicos para a saúde. Veja então quais são os mais comuns:
Cria força
Ao manter cada posição por mais tempo (geralmente mais de um minuto) os músculos se tornarão mais fortes e tonificados. Posturas em pé, em particular – como a pose de árvore ou do guerreiro – podem ajudar a aumentar a força da parte inferior do corpo e do tronco.
Leia também: Kundalini Yoga: Conheça a prática e seus benefícios
Aumenta a flexibilidade
Você provavelmente conhece yoga por melhorar a flexibilidade, iyengar não é diferente. Um estudo mostrou que, após apenas seis semanas de prática de iyengar, os participantes observaram um aumento significativo na flexibilidade da coluna e posterior de coxa.
Melhora a postura
Por ter forte foco no alinhamento, uma prática regular de iyengar yoga poderá desenvolver eventualmente uma postura melhor.
Dessa forma, a modalidade se concentra na correção de áreas mais fracas ou mais rígidas do corpo, principalmente pescoço e costas.
Diminui estresse e ansiedade
A prática aumenta a produção de um produto químico que melhora o humor chamado ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Assim, os participantes de um estudo relataram níveis mais baixos de ansiedade e melhor bem-estar geral após três meses de treino.
Leia mais em: Como yoga ajuda a combater ansiedade e depressão
Reduz a dor crônica
Muita dor crônica é causada por alinhamento inadequado, seja por descontração ou queda. Assim, Iyengar realinha o corpo (especialmente no pescoço, costas e coluna vertebral), o que, segundo pesquisas, pode reduzir drasticamente as dores.
Leia também: Posições de yoga para fazer na cadeira do trabalho
Abaixa a pressão sanguínea
Pesquisadores descobriram que esse estilo de yoga desencadeia uma resposta de relaxamento no corpo. Portanto, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, que pode manter o coração saudável e reduzir o risco de doença cardiovascular.
Leia também: Ranking dos exercícios que mais queimam calorias