Iogurte natural emagrece? Veja receitas práticas e saudáveis

Alimentação Bem-estar Saúde
15 de Setembro, 2023
Iogurte natural emagrece? Veja receitas práticas e saudáveis

Nas prateleiras do supermercado, o iogurte natural certamente não é o preferido dos consumidores. No lugar dele, os iogurtes saborizados ganham mais espaço e alguns tem versões com adição de essências, chocolate, cereais e outros doces. Contudo, justamente o produto desconsiderado no momento da escolha é o que pode oferecer mais benefícios à saúde, inclusive na perda de gordura. A seguir, saiba como o iogurte natural pode ajudar a emagrecer.

Veja também: 10 alimentos mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Iogurte natural: benefícios para a saúde e boa forma 

Ao contrário das versões com adição de açúcar ou outras substâncias, o iogurte natural se destaca pelo seu gosto característico e mais azedo que os demais. É produzido a partir da fermentação do leite e os outros tipos de iogurte são variações dele. Dessa forma, as qualidades nutricionais o tornam um ingrediente excelente para a perda de peso dentro de uma rotina alimentar saudável

A versão do iogurte natural tem poucas calorias e muitos probióticos. Essas bactérias fazem bem para a saúde digestiva, contribuindo para a regulação do apetite e otimizando a absorção de nutrientes. Por outro lado, o iogurte também contém fibras, que contribuem ainda mais para o funcionamento do intestino, e proteínas, o que é útil para o ganho de massa muscular e controle do apetite.

Ainda que o iogurte tenha todos esses benefícios, vale lembrar que apenas um alimento isoladamente não pode influenciar a perda de peso por si só. É necessário que o seu consumo esteja atrelado a uma rotina saudável e constante, de preferência, acompanhada por um nutricionista.  

Receitas com iogurte natural 

Versátil e saudável, o iogurte natural vai bem tanto em receitas doces, como salgadas. A seguir, veja como incluir o ingrediente no seu cardápio!

Molho de salada 

iogurte natural

  • 1 iogurte natural desnatado (170 – 200g)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (extravirgem)
  • Alho picado (a gosto)
  • Pimenta-do-reino  (a gosto)
  • Cominho em pó (a gosto)
  • Por fim, 1 colher de sopa de vinagre (a gosto)

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes em um recipiente com tampa que possa ser armazenado na geladeira. Depois disso, é só servir sobre a salada todas as vezes que for consumi-la.

Panna cotta de iogurte com morango e granola

iogurte natural

Ingredientes

  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 1 1/2 xícaras de creme de leite
  • 1/3 xícara de adoçante
  • Pitada de sal grosso
  • 1 pote (170g) de iogurte
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha puro
  • Por fim, morangos picados e granola

Modo de preparo: Polvilhe a gelatina sobre 1/4 de xícara de água em uma tigela. Deixe amolecer, cerca de 5 minutos. Aqueça 1 xícara de creme, adoçante e sal em uma panela em fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Retire do fogo; misture a gelatina. Depois, misture o iogurte e o restante da xícara de creme em uma tigela. Em seguida, bata na mistura de gelatina e baunilha. Divida entre 8 potes rasos. Leve à geladeira até endurecer, pelo menos 1 hora e até a noite. Por fim, sirva com frutas e granola.

Receita de smoothie de iogurte com banana com iogurte natural

iogurte natural

Ingredientes

  • 400ml de iogurte natural (congelado)
  • 2 bananas (congeladas, sem casca)
  • 3 colheres de chá de mel (opcional)
  • 100ml de água

Modo de preparo: Adicione todos os ingredientes no liquidificador, bata até ficar homogêneo. Depois, sirva em um copo com gelo. Assim, você pode adoçar com mel se achar necessário.

 

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia