Anvisa alerta sobre intoxicação por produtos de limpeza

Bem-estar Casa
26 de Junho, 2023
Anvisa alerta sobre intoxicação por produtos de limpeza

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre os riscos de intoxicação por produtos de limpeza se não forem respeitadas as instruções de uso dos fabricantes.

Isso aconteceu após o registro de três casos de intoxicação de profissionais em um ambiente hospitalar. A causa do acidente, que ocorreu em maio de 2023, teria sido a mistura incorreta de produtos à base de quaternários de amônio, biguanida e hipoclorito a 1%.

Os indivíduos, depois de serem expostos à combinação, apresentaram sintomas como irritação na pele e nos olhos, ardência no nariz, dor de cabeça, além de vermelhidão na pele e lesões relacionadas à coceira por todo o corpo.

De acordo com a Anvisa, um deles precisou de atendimento médico especializado. O caso foi classificado como evento adverso grave.

Leia também: Quais produtos de limpeza quem tem rinite ou sinusite pode usar?

Como evitar a intoxicação por produtos de limpeza?

Também chamados de saneantes, esses itens são usados na limpeza e na conservação de ambientes (casas, lojas, escritórios, clínicas, hospitais…). Eles são muito importantes, uma vez que ajudam a eliminar micro-organismos nocivos à saúde e, assim, prevenir uma série de doenças.

Detergente, sabão em pó, cera, água sanitária, desinfetante e inseticida são apenas alguns exemplos de produtos saneantes que costumamos usar no dia a dia. Todos eles devem ser fabricados de modo seguro e estar de acordo com um rigoroso critério da Anvisa.

Isso porque itens que não passaram pela aprovação do órgão, os conhecidos “produtos de limpeza clandestinos”, podem trazer uma série de riscos, que vão desde a ineficácia até a intoxicação. Portanto, não é indicado comprar produtos de ambulantes, aqueles vendidos em garrafas de refrigerantes ou outras bebidas, que não tenham data de fabricação e lote ou estejam sem rótulo.

Dicas importantes

Para ficar longe de acidentes como o ocorrido no hospital, vale atentar-se a alguns cuidados:

  • Guarde os itens bem longe de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos;
  • Mantenha-os fora do alcance de crianças e animais. Além disso, deixe-os protegidos do sol, da chuva, da umidade e bem longe do calor e do fogo;
  • Não reutilize embalagens vazias;
  • Não utilize xícaras, copos ou colheres de uso doméstico para medir saneantes, a menos que sejam separados exclusivamente para isso;
  • Não perfure e nem jogue no fogo as embalagens em aerossol – e nunca vire o aerossol ou spray na direção do rosto;
  • Veja se a embalagem contém rótulo e todas as informações obrigatórias definidas pela Anvisa (datas de fabricação e validade, lote, informações do fabricante, número de registro, etc);
  • Por fim, siga sempre as instruções de uso e evite misturar produtos.

Referência: Cartilha da Anvisa, Orientações para os Consumidores de Saneantes.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor