Anvisa alerta sobre intoxicação por produtos de limpeza
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre os riscos de intoxicação por produtos de limpeza se não forem respeitadas as instruções de uso dos fabricantes.
Isso aconteceu após o registro de três casos de intoxicação de profissionais em um ambiente hospitalar. A causa do acidente, que ocorreu em maio de 2023, teria sido a mistura incorreta de produtos à base de quaternários de amônio, biguanida e hipoclorito a 1%.
Os indivíduos, depois de serem expostos à combinação, apresentaram sintomas como irritação na pele e nos olhos, ardência no nariz, dor de cabeça, além de vermelhidão na pele e lesões relacionadas à coceira por todo o corpo.
De acordo com a Anvisa, um deles precisou de atendimento médico especializado. O caso foi classificado como evento adverso grave.
Leia também: Quais produtos de limpeza quem tem rinite ou sinusite pode usar?
Como evitar a intoxicação por produtos de limpeza?
Também chamados de saneantes, esses itens são usados na limpeza e na conservação de ambientes (casas, lojas, escritórios, clínicas, hospitais…). Eles são muito importantes, uma vez que ajudam a eliminar micro-organismos nocivos à saúde e, assim, prevenir uma série de doenças.
Detergente, sabão em pó, cera, água sanitária, desinfetante e inseticida são apenas alguns exemplos de produtos saneantes que costumamos usar no dia a dia. Todos eles devem ser fabricados de modo seguro e estar de acordo com um rigoroso critério da Anvisa.
Isso porque itens que não passaram pela aprovação do órgão, os conhecidos “produtos de limpeza clandestinos”, podem trazer uma série de riscos, que vão desde a ineficácia até a intoxicação. Portanto, não é indicado comprar produtos de ambulantes, aqueles vendidos em garrafas de refrigerantes ou outras bebidas, que não tenham data de fabricação e lote ou estejam sem rótulo.
Dicas importantes
Para ficar longe de acidentes como o ocorrido no hospital, vale atentar-se a alguns cuidados:
- Guarde os itens bem longe de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos;
- Mantenha-os fora do alcance de crianças e animais. Além disso, deixe-os protegidos do sol, da chuva, da umidade e bem longe do calor e do fogo;
- Não reutilize embalagens vazias;
- Não utilize xícaras, copos ou colheres de uso doméstico para medir saneantes, a menos que sejam separados exclusivamente para isso;
- Não perfure e nem jogue no fogo as embalagens em aerossol – e nunca vire o aerossol ou spray na direção do rosto;
- Veja se a embalagem contém rótulo e todas as informações obrigatórias definidas pela Anvisa (datas de fabricação e validade, lote, informações do fabricante, número de registro, etc);
- Por fim, siga sempre as instruções de uso e evite misturar produtos.
Referência: Cartilha da Anvisa, Orientações para os Consumidores de Saneantes.