Impetigo: o que é, causas e sintomas

Saúde
27 de Setembro, 2022
Impetigo: o que é, causas e sintomas

Existem diversos tipos de infecções contagiosas, entre elas, uma das mais frequentes é a chamada impetigo. Essa condição de saúde, bastante comum em crianças, leva ao surgimento de pequenas feridas no rosto, braços e pernas. Além disso, pode ser dividida em dois tipos: o bolhoso e o não bolhoso. 

Leia também: Escarlatina: doença dermatológica exige cuidados

Causas

Normalmente, a causa do impetigo está relacionada ao contágio por diferentes tipos de bactérias, que podem se infiltrar na pele por meio da picada de insetos ou por traumas, como arranhões, por exemplo.

“O impetigo é uma condição de saúde causada por bactérias presentes na pele, como o Staphylococcus aureus, e que normalmente não causam sinais ou sintomas de doença”, explica a dermatologista Dra. Maria Paula Del Nero. “Porém, quando a imunidade está alterada, é possível que essas bactérias se proliferem e alcancem as camadas mais internas da pele, ainda mais se existir algum ferimento, resultando no impetigo.”

Pacientes de qualquer idade podem desenvolver essa doença, mas ela é predominante em crianças, especialmente aquelas entre os dois e os seis anos. Assim, o contágio com as bactérias citadas costuma acontecer pelo contato direto com as feridas e os machucados que surgem na pele do paciente como consequência da doença, além do contato com secreções (especialmente a nasal) e objetos da pessoa. 

“As bactérias causadoras do impetigo vivem naturalmente no nosso organismo. No entanto, causam a infecção quando adentram a pele, principalmente se houver queda de imunidade ou fragilidade na pele”, explica a imunologista e alergista Dra. Brianna Nicoletti. “Peles com dermatites e peles secas são mais sensíveis a este tipo de situação.”

Sintomas do impetigo

Os sintomas variam conforme o tipo de impetigo. No caso da versão não bolhosa, o principal sintoma são as lesões e/ou ferimentos que surgem ao redor do nariz e da boca que podem evoluir para crostas que possuem uma cor mais amarelada/dourada. Aqui, os sintomas surgem em 1 semana após o contágio.

Já no caso do impetigo bolhoso, a situação é um pouco mais grave, e os principais sintomas são: 

  • Feridas vermelhas e lesões que evoluem para bolhas, localizadas principalmente nos braços, pernas, peito e barriga;
  • Coceira e vermelhidão na pele em volta das bolhas;
  • Surgimento de crostas amareladas;
  • Febre alta, acima de 38ºC;
  • Mal-estar geral;
  • Perda de apetite.

Tratamento

“Além do uso de pomadas e cremes tópicos específicos para esta infecção de pele, o tratamento de impetigo também pode ser feito por meio do uso de antibióticos via oral, além da limpeza e da higiene das feridas”, explica a Dra. Brianna. “Mas é muito importante entender a causa inicial, que levou a fragilidade para acontecer o impetigo.”

O tempo de uso das pomadas e dos antibióticos vai depender de cada caso, por isso, é importante buscar a correta orientação médica na lida com a doença. 

Fonte: Dra. Maria Paula Del Nero, dermatologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar