Idosos devem comer mais grãos para melhorar a memória

Alimentação Bem-estar
20 de Fevereiro, 2020
Idosos devem comer mais grãos para melhorar a memória

As implicações da dieta para a memória e saúde cerebral estão mais que comprovadas. Verduras, feijões, grãos, legumes e até alimentos gordurosos demonstram apoiar o cérebro e impedir o declínio cognitivo.

Seguir as diretrizes para uma alimentação saudável pareça pertinente ao longo da vida. Mas, uma nova pesquisa está investigando como precisamos ajustar a dieta à medida que envelhecemos.

A dieta dos idosos

O estudo, realizado na Austrália e publicado no International Journal of Public Health, teve como objetivo descobrir se deveríamos mudar a dieta à medida que envelhecemos. Para melhor apoiar nosso cérebro e a saúde em geral. 

Assim, usando dados de mais de 139 mil pessoas, pesquisadores descobriram que comer certos alimentos em diferentes estágios da vida está relacionado à perda de memória.

Muitas das descobertas foram consistentes com o que já sabíamos, como dietas ricas em proteínas que suportam melhor memória. Mas, também descobriram que, para pessoas acima de 80 anos em particular, os grãos podem ser uma parte crucial do suporte contínuo à memória.

Contudo, a análise implica que as sugestões de alimentação saudável do consumo de grãos na prevenção da perda de memória podem diferir em comparação com outras faixas etárias.

Grãos e seus benefícios

Não é novidade que os grãos são verdadeiros aliados da alimentação saudável. Fontes de vitaminas, minerais e proteínas, eles carregam muitos benefícios, que vão desde diminuir o colesterol até contribuir para o gerenciamento de peso. Para esclarecer, grão se refere a qualquer um dos grãos que usamos como alimento – como trigo, milho, linhaça, quinoa, chia e aveia.

Leia também: Grãos germinados são mais saudáveis?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.

homem com esquizofrenia na frente de uma janela, coberta por uma cortina, abraçando o corpo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia: o que é, tipos, sintomas, tratamento e se tem cura

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico caracterizado por delírios, alucinações, problemas de raciocínio e concentração e falta de motivação.