Idade para congelamento de óvulos: qual o momento ideal?

Gravidez e maternidade
18 de Novembro, 2022
Idade para congelamento de óvulos: qual o momento ideal?

O congelamento de óvulos é uma técnica que ganhou importância nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia. “Muitas mulheres decidiram não engravidar em um momento de incertezas. Com essa alternativa da preservação, podem planejar uma gestação em um momento futuro em que tenham melhores condições”, explica Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana e diretor clínico da Neo Vita. Com a popularidade do procedimento, surgem muitas dúvidas. Por exemplo, existe idade para o congelamento de óvulos?

Veja também: Afinal, gestante pode beber shake de proteína?

Primeiro, o que é a técnica?

Também conhecido como criopreservação, o procedimento consiste na retirada dos óvulos da mulher. Isso requer um preparo prévio, com realização de exames e uso de hormônios para estimular o processo de estimulação ovariana. Concluída a etapa, ocorre a extração dos óvulos, que são colocados em nitrogênio líquido e preservados em câmaras específicas.

Com o congelamento de óvulos, é possível manter o armazenamento por diversos anos, sem prazo para “utilização”. Então, quando a mulher estiver pronta para sua gravidez, é feita a fertilização in vitro com os óvulos congelados.

Com qual idade posso fazer o congelamento de óvulos?

“Existem limites biológicos em que o organismo humano é capaz de produzir gametas (óvulos) viáveis. Esse limite vai teoricamente até que a mulher gaste todo seu estoque de óvulos, o que seria na época da menopausa. Contudo, alguns anos antes da menopausa, o número e principalmente a qualidade dos óvulos cai muito”, explica Fernando Prado.

O especialista afirma que, às vezes, essas condições não estão presentes no momento da vida em que a mulher está no seu auge da fertilidade, que é na faixa dos 22 aos 25 anos.

“Portanto, o congelamento vem para permitir que essas chances altas de gravidez se preservem até o momento em que a mulher desejar ser mãe. Consideramos o ideal para que uma mulher congele seus óvulos seja antes dos 35 anos, se possível”, esclarece.

Em contrapartida, isso não significa que mulheres com idade acima dos 35 anos não possa realizar o congelamento de óvulos. “No entanto, o número que elas irão conseguir congelar e a qualidade dos óvulos será provavelmente menor. Para isso necessitarão fazer mais de um tratamento”, alerta.

“Em mulheres com menos de 35 anos consideramos que 10 a 15 óvulos seja uma quantidade segura para poupar a fertilidade. Todavia, em mulheres com mais de 35 anos, devemos subir para pelo menos uns 20 óvulos; com mais de 40 anos, talvez para mais de 25 ou 30 óvulos”, continua Prado.

Ou seja, quanto mais jovem a mulher for quando congelar, mais chances terá e menos óvulos serão necessários. “Programe-se para preservar sua fertilidade se não houver um prazo definido para engravidar. Assim você terá tempo para ter seus filhos sem se preocupar com o relógio biológico”, finaliza o especialista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Cardiopatia congênita
Gravidez e maternidade Saúde

Cardiopatia congênita: o que é, tipos, sintomas e diagnóstico

Confira os principais tipos e como são feitos os tratamentos

Mulher grávida ao lado de um médico, que está olhando uma prancheta, explicando as doenças mais comuns na gravidez
Gravidez e maternidade Saúde

7 doenças mais comuns na gravidez e como identificá-las

As alterações da gravidez podem enfraquecer o sistema imunológico da mulher, tornando-a mais propensa a doenças e infecções comuns no período

profissional de saúde segurando um DIU no pós-parto
Gravidez e maternidade Saúde

DIU no pós-parto: como funciona, quando colocar e cuidados

Com alta eficácia, o DIU no pós-parto oferece uma solução prática para o planejamento familiar após uma gestação.