Hipoglicemia sem diabetes: sintomas e como é feito o diagnóstico

Saúde
26 de Agosto, 2022
Hipoglicemia sem diabetes: sintomas e como é feito o diagnóstico

Apesar de raro, algumas pessoas podem apresentar hipoglicemia sem diabetes, ou seja, a queda na taxa de açúcar mesmo sem terem a condição. Diversos fatores podem levar a esse quadro, mas para entender melhor o assunto conversamos com a endocrinologista, Natália Alencar. Confira!

Afinal, o que é a hipoglicemia sem diabetes?

“A hipoglicemia sem diabetes é definida como glicose abaixo de 55 mg/dL, associada a sintomas como tremores, sudorese, taquicardia, dificuldade de concentração, sonolência, entre outros”, explica a especialista. Além disso, esses sintomas melhoram após a ingestão de açúcar ou glicose.

Leia mais: Afinal, o que é diabetes?

Sintomas

  • Tontura
  • Tremor nas mãos
  • Dificuldade para se concentrar
  • Fome repentina
  • Confusão
  • Dor de cabeça
  • Pode levar à desmaios

Principais causas

  • Insulinoma, que é um tumor no pâncreas que produz insulina em excesso
  • Hipoglicemia pós cirurgia bariátrica, que ocorre por uma liberação excessiva de insulina após refeições com muita glicose nos pacientes operados.
  • Hipoglicemia factícia, que é quando uma pessoa sem diabetes toma insulina ou algum remédio que baixa a glicose para induzir hipoglicemia.
  • Doenças graves, como sepse, politrauma e câncer em estados avançados.

Como é feito o diagnóstico da hipoglicemia sem diabetes

De acordo com a especialista, o diagnóstico não é fácil. Mas o primeiro passo é confirmar se realmente é hipoglicemia por exame de sangue e se os sintomas melhoram após a elevação da glicose. Além disso, a depender do padrão de hipoglicemia, se desencadeado pelo jejum ou se ocorre após refeições, o médico pode pedir exame complementar.

Contudo, se for identificada hipoglicemia em jejum, solicitamos o teste do jejum prolongado. “Se ocorre após refeições, pedimos o teste da refeição mista”, conta Natália. Um dos tipos mais comuns é a hipoglicemia reativa, que acontece após refeições com muito carboidrato.

“Após feita a diferenciação do tipo de hipoglicemia, o médico irá investigar as causas mais prováveis para cada tipo. Se for hipoglicemia em jejum, solicita-se ressonância de abdômen para avaliar o pâncreas”, complementa. Mas se a pessoa tiver outros sintomas sugestivos de doenças graves, como anemia e perda de peso involuntária, tem de ser feita uma investigação ampla em busca de neoplasias.

Fonte: Natália Alencar, endocrinologista pela USP

Referência: ANAD

Sobre o autor

Beatriz Libonati
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em diabetes e obesidade.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite