Hemácias altas na urina: o que significa e como tratar
Alguma vez você já notou a presença de sangue ao urinar? E não, não estamos falando de menstruação. O assunto aqui – e que merece bastante atenção – atende pelo nome de hematúria. O chamado de alerta é o xixi mais rosado, avermelhado ou acastanhado, que ganha essas tonalidades pela presença de hemácias altas na urina.
Mas também é importante pontuar que às vezes só o microscópio é capaz de detectar a anormalidade, e daí o diagnóstico chega durante exames de rotina. Seja como for, é preciso investigar!
O que significa a presença de hemácias altas na urina?
Células sanguíneas mais conhecidas como glóbulos vermelhos, as hemácias possuem o importante papel de transportar oxigênio. Mas se elas acabam em excesso na urina é preciso cuidado (e o valor de referência pode variar de acordo com o laboratório, mas em geral é de até 10 mil por mL de urina).
Chamada de hematúria, hemácias altas na urina estão relacionadas a questões no trato urinário. Pode ser o caso, por exemplo, de infecção na bexiga, na próstata ou a presença de cálculos (as famosas pedras nos rins).
Menos comuns, outros fatores que podem levar ao quadro são câncer (na bexiga, nos rins ou na próstata), hiperplasia prostática benigna (o aumento não canceroso da próstata), cistos nos rins ou cicatrizes nos ureteres (os tubos que ligam os rins à bexiga).
Leia também: Sangue na urina é perigoso?
Como tratar hemácias altas na urina
É a partir da detecção da causa das hemácias altas na urina que o médico determinará o tratamento. Em caso de infecções, por exemplo, haverá indicação de antibióticos. Já se houver pedras nos rins, será preciso removê-las, o que é feito na maioria das vezes por um pequeno procedimento cirúrgico.
Sinal de alerta
Como você viu, a presença de hemácias altas na urina pode indicar problemas de saúde que exigem tratamento. Portanto, ao notar uma coloração diferente no xixi, é importante procurar atendimento médico (até porque os pacientes não costumam sentir outros sintomas).
E vale o lembrete de manter a rotina de exames em dia, pois casos em que a presença de hemácias altas na urina não é perceptível a olho nu, o diagnóstico chega por meio de análises de laboratório. Portanto, durante um habitual check-up já será possível avaliar.
Leia também: Nefrologista ou urologista: quando se consultar com cada um?
Fonte: Manual MSD