Guia das fraldas: descubra a quantidade ideal e qual tamanho comprar

Gravidez e maternidade Saúde
16 de Dezembro, 2021
Guia das fraldas: descubra a quantidade ideal e qual tamanho comprar

A quantidade de fraldas que o bebê vai precisar é uma das principais dúvidas das mamães, especialmente se a gestante for de primeira viagem. Para fazer esse cálculo, é preciso entender a necessidade diária. Dessa forma, não faltará ou sobrará fralda na hora da troca. Por isso, confira agora os tipos mais comuns e o tamanho ideal para o seu bebê.

Leia mais: Cordão umbilical: saiba o que é e como cuidar nos primeiros dias do bebê

Tipos de fraldas

Existem várias fraldas disponíveis no mercado. O modelo descartável é o mais prático, afinal, após o uso, basta higienizar a criança e jogar a sujeira fora. Na dúvida, aposte no modelo respirável, que possui revestimento de tecido e ajuda a evitar as temidas assaduras.

Outra opção é a fralda de pano, que acabou caindo em desuso pela pouca praticidade. Isso porque, diferentemente da versão descartável, é preciso lavá-la após o uso, além da chance de vazar pelas laterais.

No entanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para lesões de pele ocasionadas pelas fraldas, como candidíase, dermatite seborreica e histiocitose das Células de Langerhans, por exemplo. De acordo com a SBP, cerca de 25% das crianças apresentarão o problema até os dois anos de idade. Nesse sentido, a recomendação é trocar a fralda o mais breve possível quando a criança urina ou evacua

No caso do recém-nascido, por exemplo, a fralda deve ser trocada a cada 1 a 2 horas durante o dia, e pelo menos uma vez durante a noite. Por outro lado, no caso do lactente, a fralda deve ser substituída a cada 3 a 4 horas durante de dia.

Leia mais: Cuidados que você precisa ter com a pele do bebê

Quantidade de fraldas

Um recém-nascido usa, em média, 7 fraldas descartáveis por dia. O número chega a 200 por mês e pode depender de acordo com a capacidade de absorção do produto. Se o bebê faz muito xixi e cocô, essa quantidade pode ser ainda maior.

Geralmente, a troca ocorre após a mamada ou refeição. Se a ideia é economizar, é possível esperar um tempo para fazer a troca, caso haja pouca urina. No entanto, se o bebê evacuar, é preciso tirar a fralda imediatamente para evitar assaduras.

Tamanho ideal

Com o passar dos meses, o tamanho da fralda vai se adequando ao peso da criança e a quantidade diária vai diminuindo. Dessa forma, o cálculo é importante para cada fase. Confira:

Fralda RN (recém-nascido)

Indicada para bebês de até 3,5kg. Além do uso na maternidade, o menor tamanho também é indicado para os primeiros dias de vida do bebê. 

Fralda P (pequena)

É indicada para bebês entre 3,5 e 5kg. Depois de ganhar peso, o pequeno passa para o segundo tamanho disponível no mercado. Nesta fase, são cerca de 8 trocas de fralda diariamente.

Fralda M (média)

Para bebês de 5 a 9kg. A quantidade de fralda diminui mais um pouco perto do 5º mês. São 6 trocas por dia, ou seja, cerca de 180 no mês.

Fralda G (grande)

Ideal para bebês de 9 a 12kg. O número cai para 5 trocas de fralda por dia, e o total do mês também diminui para 150.

Fraldas GG (extra-grande)

Indicada para crianças com mais de 12kg. O consumo é o mesmo do tamanho anterior. No entanto, nessa fase geralmente a criança já se encaminha para a retirada da fralda.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

doação de óvulos qualidade dos óvulos
Gravidez e maternidade

É possível melhorar a qualidade dos óvulos de uma mulher?

O DNA dos óvulos que uma mulher libera ao longo da vida forma-se antes mesmo do nascimento dela. Mesmo assim, é possível melhorar a qualidade dos

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante