Gripe low carb: Como aliviar esse sintoma da dieta

18 de maio, 2020

A dieta low carb é um dos planos alimentares mais famosos dos últimos tempos. E, quem começou a seguir o estilo alimentar com baixa ingestão de carboidrato pode ter percebido um pequeno mal-estar nos primeiros dias de dieta. Não é apenas impressão, essa sensação experimentada pelo organismo ficou conhecida como gripe low carb

Gripe low carb: Por que acontece?

Antes de começar a dieta low carb, o corpo estava acostumado a obter energia através da glicose vinda dos carboidratos. Agora, ele precisa obter energia a partir das gorduras e proteínas. Esse aprendizado é novidade para o organismo. Por isso, esse período de adaptação pode trazer alguns efeitos como tontura, mal-estar, dor de cabeça, irritabilidade e cãibras. Os sintomas são tão comuns para quem está começando que foram apelidados de gripe low carb.

Mas, a boa notícia é que esses sintomas geralmente desaparecem cerca de 4 a 7 dias depois.

O que fazer?

Esses sintomas podem ser evitados. Pois. a principal causa geralmente é a desidratação e a perda de eletrólitos como sódio e potássio. Portanto, para combater os sintomas, beba diariamente 2 litros de água (equivalente a 8 copos) e em um dos copos adicione meia colher de chá de sal. Isso pode ser repetido uma vez por dia durante a primeira semana.

Leia também: Dor de cabeça e indisposição na dieta: Como driblar os sintomas

Você também pode tomar suplemento natural de magnésio. Isso pode ajudar a enfrentar melhor esse período de mal estar. Caso sinta um mal-estar excessivo, procure um médico.

Leia também: Mês a mês: Conheça Frutas, legumes e verduras de época

Sobre o autor

Vanessa Losano
Vanessa Losano
Vanessa Losano - Nutricionista CRN3 34283