Grãos refinados são tão nocivos quanto açúcar, sugere estudo
Embora sejam muito populares no dia a dia das pessoas, os grãos refinados podem ser tão prejudiciais quanto o consumo de açúcar. É o que aponta um estudo iraniano, que reuniu 2.099 voluntários com doença arterial coronariana prematura (PCAD) de diversas regiões do país. Os pacientes — homens com 60 anos ou mais e mulheres com 70 anos ou acima — realizaram a angiografia coronária. O exame acessa as cavidades do coração e a circulação coronária. Ao todo, 1.168 pacientes apresentaram coronárias normais e entraram no grupo de controle. Por sua vez, 1.369 pacientes tiveram obstrução igual ou superior a 75% em uma ou mais coronárias e se enquadraram em um segundo grupo da pesquisa.
Veja também: Quais as melhores comidas para ganhar massa muscular? Nutri responde
Aumento do consumo de grãos refinados eleva risco de doença coronária prematura
Montados os grupos, cada um recebeu um questionário para monitorar e avaliar os hábitos de alimentação. Com as informações, os cientistas descobriram que os pacientes que consumiam grãos refinados em excesso tinham mais riscos de desenvolver ou agravar a PCAD. O grupo concluiu que o risco é semelhante ao do consumo de açúcar refinado, presente em diversos alimentos ultraprocessados. Por outro lado, a ingestão de grãos integrais prevenia o quadro precoce.
De acordo com Mohammad Amin Khajavi Gaskarei, do Centro de Pesquisa Cardiovascular de Isfahan e um dos autores da pesquisa, o consumo de grãos refinados envolve uma série de fatores, os quais se destacam idade, renda, escolaridade e histórico familiar. Além disso, reforçou a necessidade de mobilizar governos para educar a população para escolhas alimentares mais saudáveis.
O que é a doença coronariana prematura?
É uma enfermidade que provoca o estreitamento das coronárias, artérias importantes para o bom funcionamento do coração. Ela ocorre em homens abaixo de 55 anos e em mulheres com menos de 65 anos. Os principais fatores de risco, além do consumo de grãos refinados, são tabagismo, diabetes, obesidade, hipertensão e colesterol alto.
O que são grãos refinados?
São aqueles que passam por processos industriais e perdem nutrientes e propriedades importantes para a saúde, como vitaminas e minerais. Por exemplo, o arroz branco, farinha e farelo utilizado em massas de pães e macarrão são comuns na dieta brasileira. Portanto, a recomendação de diversas sociedades médicas é apostar em grãos integrais, como o arroz integral, lentilha, grão-de-bico e feijões. Além disso, é fundamental balancear a alimentação com frutas, legumes, vegetais e carnes magras para prevenir diversas doenças, incluindo as cardíacas.