Para onde vai a gordura quando você emagrece?
Você entrou em uma dieta saudável, começou a praticar exercícios físicos e os resultados já está aparecendo na balança. Mas, o que acontece com a gordura corporal que você está perdendo peso?
Muitos acreditam que a gordura vira músculos, outros acham que ela é excretada pelo organismo. Durante muito tempo se imaginou que ela era convertida em energia. De fato, parte dela é transformada em calor. Mas, o processo da perda de peso é ainda mais complexo.
Para onde vai a gordura?
Na verdade o órgão responsável pela eliminação da gordura é o pulmão. É fácil ler isso e interpretar que você está respirando pedaços de gordura quando perde peso, mas não é assim que funciona. Em vez disso, você está exalando subprodutos metabólicos gordurosos como dióxido de carbono – não as próprias células adiposas. Nada disso é óbvio para as pessoas porque o dióxido de carbono que exalamos é invisível.
Basta respirar para emagrecer?
No entanto, o simples ato de respirar com mais frequência não é capaz de causar perda de peso. Realizar o movimento mais vezes do que o exigido pelo metabolismo pode levar à hiperventilação, causando tonturas, palpitações e perda de consciência.
O caminho da eliminação da gordura funciona da seguinte maneira: quando consumimos menos energia do que gastamos, o nosso corpo absorve essa gordura armazenada. Esses triglicérides entram na corrente sanguínea e dividem-se em pequenos pedaços de ácidos graxos, que servirão como combustível para nosso corpo.
Leia também: 6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura
Essa quebra de ligações químicas produz energia e, então, nosso corpo fica com um pouco de água e uma grande quantidade de dióxido de carbono (CO2). Para queimar 1 kg de gordura, por exemplo, um humano precisa inalar em média 3 kg de oxigênio, acelerando os processos metabólicos, produzindo quase 1 kg de CO2 e 500g de água.
Essa água pode ser eliminada do corpo através de qualquer fluido corporal, mas é o pulmão que fica responsável pela perda de peso, eliminando o CO2 do organismo. Se você perde 10 quilos de gordura, por exemplo, 8,4 sairão por meio dos pulmões e os 1,6 quilos restantes se tornarão água.
Leia também: Emagrecer: Dicas que ajudam a queimar gordura abdominal
Porém, quando alguém começa a perder peso, o tamanho de suas células de gordura apenas diminui, mas não desaparece completamente. Elas apenas encolhem. Aqui é onde fica complicado manter a boa forma: quando você perde peso, seu corpo tenta recuperá-lo para voltar ao seu estado natural. Portanto, você pode experimentar diminuições no nível de satisfação e aumento no nível de fome.
Felizmente, o exercício pode ajudar a impedir que essas células de gordura aumentem novamente, o que explica porque atividade física é essencial para o emagrecimento.