Como perder a gordura da parte interna da coxa
Assim como a região da barriga, a gordura da parte interna da coxa pode ser um grande incômodo para algumas mulheres. Mas você sabe por que isso acontece?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, está ocorrendo um aumento na ingestão de alimentos com alto teor de gordura e de açúcar. Além disso, os exercícios físicos também estão sendo deixados de lado. Esses são os maiores fatores para o ganho de peso e o acúmulo de gordura.
Leia também: Lipodistrofia: O que é, características, causas e tratamento
Além disso, um estudo publicado em 2021 na Nature Communications descobriu que o armazenamento de gordura corporal é influenciado por fatores genéticos, especialmente em mulheres.
As mulheres costumam armazenar gordura nos quadris, na parte inferior da barriga e na parte interna das coxas. Por outro lado, os homens têm mais gordura principalmente no abdômen.
Dicas para perder a gordura da parte interna da coxa
O ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista e de um profissional de educação física durante o processo de perda de gordura. Mas existem algumas dicas que podem ajudar, veja abaixo:
Dieta para perder a gordura da parte interna da coxa
De fato, a dieta é muito importante, tanto para emagrecer quanto para ganhar músculos. Há diversas dietas por aí, cada uma com um objetivo específico.
A questão é que, infelizmente, não podemos dizer ao organismo qual região ele deve “secar” primeiro. Portanto, para perder a gordura da parte interna da coxa, você precisará reduzir o seu percentual de gordura corporal no geral.
Para perder a gordura (seja da parte interna da coxa ou do corpo como um todo), o ideal é ter uma alimentação saudável, com equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Vale investir em frutas, legumes e verduras. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.
A dieta, entretanto, é apenas parte disso. Você também deve acelerar o metabolismo e queimar gordura através dos exercícios. Além disso, inclua esses hábitos na sua rotina:
- Reduza alimentos processados e ingestão de sódio;
- Corte bebidas ricas em açúcar;
- Beba mais água;
- Coma proteína magra;
- Opte por vegetais e frutas.
HIIT
O HIIT, ou treinamento intervalado de alta intensidade, pode ser uma ferramenta eficaz para aumentar a força, queimar gordura e acelerar o metabolismo.
Este treino combina movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso.
Cardio
A atividade aeróbica, também conhecida como cardio, também é uma boa forma de perder gordura. Dançar, pular corda, pedalar, correr, caminhar e escalar são alguns exemplos.
Dessa maneira, misture alguma modalidade com a musculação para ter ainda mais resultados. Mas é importante manter a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física.
Musculação
A musculação é importante pois aumenta o nosso metabolismo basal, fazendo com que a gente gaste mais calorias mesmo durante o repouso. Sim contar que, ao tonificar os músculos, o aspecto flácido das coxas pode ser amenizado.
Exercícios para acabar com a gordura lateral da coxa
Lembre-se: o que faz a gente perder gordura é o chamado déficit calórico (ou seja, comer menos calorias do que a gente queima diariamente). Nesse sentido, todo exercício que nos ajude a gastar energia e atingir o déficit pode ser considerado bom para o objetivo!
Portanto, antes de pensar em um ou outro movimento isoladamente, conte com a ajuda de um profissional de educação física para montar um treino adequado para o seu caso voltado para a perda de gordura!