GIST (Tumor Estromal Gastrointestinal): o que é e sintomas

Saúde
01 de Agosto, 2023
GIST (Tumor Estromal Gastrointestinal): o que é e sintomas

O GIST, também conhecido como tumor estromal gastrointestinal, é um tumor que geralmente tem potencial maligno. Ele é originário das células de Cajal, que são as responsáveis pela inervação das paredes intestinais, ou seja, pelas contrações do órgão. 

Estima-se que esse tipo de tumor represente cerca de 1% dos tumores do trato digestório. Ele tem uma frequência de aparecimento de cerca de dez a cada um milhão de pessoas. 

Os tumores estromais gastrointestinais podem surgir em qualquer lugar do trato digestório. Entretanto, são mais comuns no estômago (50%), intestino delgado (36%), colón (7%) e reto (5%).

Causas

O GIST surge, na maior parte das vezes, de uma maneira indeterminada. Por isso, não se sabe ao certo a causa específica, mas alguns pacientes podem ter o tumor de origem hereditária.  

Dentro desse grupo de causas hereditárias, enquadram-se indivíduos com síndrome de tumor estromal gastrointestinal familiar, síndrome de Carney e com manchas na pele conhecidas como neurofibromatose de Tipo 1 ou doença de Von Recklinghausen.

Outro dado é que as pessoas mais propensas a desenvolver esse tipo de tumor são os pacientes na faixa dos 60 a 70 anos, mas existem GISTs que também acontecem na faixa etária pediátrica.

Sintomas do GIST

Os principais variam de acordo com o local do tumor. Se é no estômago, por exemplo, o paciente pode ter dificuldade para se alimentar, apresentar enjoos e dor abdominal. 

Contudo, caso seja no intestino, podem surgir dor abdominal e aumento do volume na região da barriga. Em casos mais severos, o paciente pode apresentar fezes escurecidas, hemorragias e evacuação com sangue.

O GIST ainda pode causar perda de peso e formação de massas abdominais em casos de tumores maiores. Por outro lado, até 30% dos casos podem ser assintomáticos.

Diagnóstico

A princípio, o diagnóstico do GIST é feito por meio de endoscopia digestiva alta. Após a suspeita se comprovar, o exame mais indicado é a ecoendoscopia com punção por agulha fina. 

Como estas lesões costumam se encontrar abaixo da mucosa, a biópsia simples por endoscopia dificilmente conclui o diagnóstico. 

Leia também: Câncer colorretal e alimentação: prevenção começa no prato

Tratamento do GIST

Na maior parte dos casos (quando o GIST é localizado), o tratamento será cirúrgico e, dependendo da situação (se existe um risco de a doença voltar, por exemplo), é indicado o medicamento Imatinibe, uma espécie de droga alvo molecular. 

Espera-se em torno de três a cinco anos para possíveis recidivas da doença nos pacientes que possuem um alto risco, dependendo do lugar onde nasceu, do tamanho da lesão e também do índice metódico, que é a proporção de células que estão se replicando naquele momento. 

Quando a doença já se espalhou, o tratamento é feito com drogas orais. A quimioterapia não funciona para esse caso. Por fim, não existe uma medida preventiva, já que geralmente não se sabe a causa.

Porém, pacientes que têm síndromes genéticas que predispõem ao aparecimento de GIST devem ser acompanhados por um oncogeneticista.

Fontes: Henrique Perobelli, gastroproctologista da Rede de Hospitais São Camilo SP e Renata D´Alpino, colíder da especialidade de tumores gastrointestinais do Grupo Oncoclínicas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte