Giselle Itié sobre desmame do filho: “Com coração apertado”
:format(webpp))
Recentemente, a atriz Giselle Itié compartilhou um post nas redes sociais no qual relata como está sendo o processo de desmame do seu filho. Ela é mãe do pequeno Pedro Luna, de dois anos e dez meses, fruto do seu relacionamento com o também ator Guilherme Winter.
“E a família por aqui continua no desmame ‘acolhedor’, uma fase muito delicada tanto para a cria, quanto para a mãe. Estou bem cansada — só pra não dizer exausta. Pois tô exausta de falar exausta. Mas na real, só quero dormir tranquila sem ter que amamentar, sabe?”, contou.

Foto: reprodução Instagram | @gitie
Ela também afirmou que até fez um mural de desmame, com a ajuda de uma consultoria profissional, cujo combinado é que Pedro só pode mamar ao acordar, e não mais no meio da noite. “E qual foi a ideia do pequeno? Acordar às 4h30 da manhã todos os dias. Vida ainda mais louca, maternar é muito flutuante.”
Mesmo assim, Giselle Itié disse que sentirá falta de amamentar. “Por mais que eu esteja cansada em amamentar, fico com o coração apertado de saber que logo mais, meu gordinho lindo não estará mais agarrado no meu peito, com os seus olhinhos brilhantes […]. Vai entender as emoções flutuantes de um ser mãe”, finalizou na legenda.
Leia também: Método BLW: Como aplicá-lo na introdução alimentar dos bebês
Giselle Itié relata desmame: como tornar o processo mais acolhedor?
Parar de amamentar pode ser uma experiência difícil, pois mãe e bebê estão encerrando uma forma importante de vínculo. Contudo, se feito no momento certo, o desmame gradual respeita a natureza dos envolvidos e não impõe muitos desafios.
A dúvida mais comum entre as mamães é a hora certa de encerrar a amamentação: a partir dos dois anos de idade, quando a criança já está ingerindo outros tipos de alimentos e o leite torna-se menos protagonista em sua nutrição. Durante os primeiros seis meses de vida, o bebê realmente precisa se alimentar exclusivamente do leite materno, pois é uma fase vital para seu desenvolvimento saudável.
Assim, iniciada a introdução alimentar (depois dos seis meses) a mãe poderá planejar o desmame gradual. Claro que o processo deve ser feito aos poucos, e sempre respeitando as necessidades da mulher e do pequeno. Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Substituir a mamada pela alimentação sólida: perto do horário de mamar, ofereça um lanchinho para o seu filho;
- Reduzir o tempo de mamada;
- Não oferecer o peito se o bebê não pedir;
- Criar regras: como o exemplo de Giselle Itié, que combinou com Pedro Luna que as mamadas não ocorreriam mais no meio da noite;
- Ter uma rede de apoio é fundamental;
- Respeitar os seus limites: a mãe precisa estar pronta para o desmame gradual, e não ser influenciada por pressão externa.