Ginseng emagrece? Saiba o que diz a ciência
O ginseng é um adaptógeno popular, valorizado por suas aplicações médicas e estudado extensivamente. Uma de suas aplicações mais populares está no mundo da perda de peso, e muita gente se questiona se realmente ginseng emagrece.
Um novo estudo da Universidade de Yanbian, na China, foi adicionado sobre como esta erva funciona.
Ginseng emagrece? O que diz a pesquisa
O estudo chinês, publicado recentemente na revista especializada Gut, começou a considerar o impacto do ginseng na microbiota intestinal. Os pesquisadores consideraram o processo pelo qual o ginseng ajuda na perda de peso, procurando descobrir o que a erva interfere no peso. Dessa maneira, eles foram capazes de isolar como o ginseng emagrece, bem como descobrir os mecanismos que o fazem funcionar.
Leia também: Adaptógenos: Ervas que ajudam a combater o estresse
Assim, o estudo indicou que os produtos do ginseng podem induzir a produção de bactérias que alteram a forma como o corpo queima gordura. Também, eles descobriram que a microbiota influenciada pelo ginseng desempenha um papel importante no metabolismo. Tal constatação oferece promessas para o desenvolvimento de tratamentos para controlar o peso.
Dessa forma, os especialistas pensam que existe uma oportunidade para que esse conhecimento seja aplicado especificamente aos probióticos para benefícios de controle de peso.
Próximos passos
Não é novidade que essa erva se relaciona ao emagrecimento. Mas, saber porque e como o ginseng emagrece significa que pode haver maneiras mais eficazes de aumentar o metabolismo e ajudar a combater a obesidade.
Também, essa é a primeira prova de que a bactéria ativada por extratos de ginseng pode ser aproveitada para manipular a maneira como o corpo queima gordura.
Com isso, os especialistas continuarão a considerar as maneiras pelas quais esse composto pode ser aplicado no tratamento da obesidade e da síndrome metabólica.
Leia também: Dieta sarda: O que é, benefícios e como fazer