Gergelim preto e o branco: diferenças entre cada um
Manter uma alimentação saudável depende de muitos fatores – e existem inúmeras formas de complementar os valores nutricionais de uma refeição. Uma delas é adicionando ao prato sementes de gergelim, que são altamente nutritivas e uma fonte importante de cálcio.
O gergelim, ou sésamo, é a semente de uma planta da classe das pedaliáceas, original do Oriente. A quantidade de cálcio presente nesse alimento é o que faz dele um complemento riquíssimo para qualquer pessoa. Mas, principalmente, para veganos e vegetarianos que não consomem laticínios.
De acordo com a tabela de informação nutricional da USDA, 1 colher de sopa de gergelim (o equivalente a 20 g) contém quase a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite (200 ml). São 195 mg de cálcio no gergelim comparados a 250 mg em um copo de leite. A semente é mais biodisponível do que o leite, isto é, é mais bem aproveitado pelo organismo e gera maior absorção.
Leia também: Gergelim: Benefícios da semente
“Além disso, o gergelim é fonte de boas gorduras, proteína e fibras alimentares. Portanto, sua inclusão na alimentação pode trazer muitos benefícios, que vão desde a manutenção de níveis ótimos de cálcio para a saúde dos ossos, músculos e humor, como também saúde intestinal, neurológica e cardiovascular, devido às fibras e gorduras que ele contém”, explica Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional.
Gergelim preto ou branco?
Dependendo da região de cultivo, podemos encontrar alguns tipos de gergelim: as sementes brancas, pretas, vermelhas, amarelas ou marrons. As duas primeiras, no entanto, são as mais comuns e mais facilmente encontradas para consumo.
A diferença entre o gergelim preto e o branco não é grande. No primeiro caso, existe uma quantidade um pouco maior de proteínas – o que o torna mais atraente para veganos e vegetarianos, por exemplo. Além disso, este alimento também é rico em vitamina A, importante para a saúde dos olhos e da pele, e em cálcio, essencial para a saúde dos ossos.
Já o gergelim branco, apesar de ter quantidades menores desses mesmos nutrientes, também é uma ótima fonte de zinco, magnésio e de fibras, essencial para o bom funcionamento do intestino.
Fonte: Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional.