Gelo de babosa no rosto: vale a pena essa moda do TikTok?
Depois da onda de passar cubos de gelo no rosto para potencializar a saúde e a beleza da pele, os usuários do TikTok estão divulgando uma nova tendência: usar gelo de babosa no rosto.
A babosa, também chamada de aloe vera, é uma planta muito conhecida no Brasil. Antigamente, ela era muito usada de forma medicinal. Já nos tempos atuais é considerada uma opção natural e acessível para hidratar os cabelos.
Mas, quem aplica gelo de babosa no rosto diz que a técnica tem efeito clareador, calmante, cicatrizante, hidratante e anti-inflamatório. Tais benefícios se dariam graças à babosa, que é rica em em sais minerais e tem vitaminas como cálcio, zinco, magnésio e selênio, combinada com o gelo, que diminui poros e inchaços.
Na rede social, diversos tutoriais explicam qual a melhor maneira de preparar o gelo. Em um dos mais simples, basta raspar o gel da babosa, amassá-lo e misturar até ficar homogêneo, colocar em forminhas de gelo e congelar. Depois, passar no rosto.
Leia também: Quiabo no cabelo: alimento é capaz de hidratar os fios? Descubra
Gelo de babosa no rosto: pode ou não pode?
O gelo realmente apresenta efeitos positivos. Pois, a água gelada desencadeia a contração dos vasos sanguíneos, movimento que se chama vasoconstrição. Assim, esse mecanismo desencadeia uma circulação de sangue mais efetiva, gerando alguns benefícios para a pele. Como:
- Promover um aspecto mais descansado
- Amenizar edemas, inchaços e olheiras
- Diminuir os poros
- Melhorar a oleosidade
- Além disso, prolongar a duração da maquiagem
- Melhorar o viço e a textura
- Por fim, deixar o rosto mais luminoso
No entanto, nenhuma evidência sugere que a babosa em forma de gelo realmente seja eficaz para a hidratação do rosto.
Contudo, para conquistar todos esses benefícios do gelo na pele não basta apenas pegar os cubinhos e passar no rosto de qualquer jeito. Aliás, isso pode até causar queimaduras e vermelhidão nas peles mais sensíveis.
A forma correta de aplicar o gelo no rosto é colocando dois cubos em uma toalhinha fina de algodão e ir fazendo movimentos circulares por todo o rosto. Jamais deve-se passar os cubos de gelo diretamente na pele para evitar queimaduras.
Por fim, antes de usar gelo de babosa no rosto é válido consultar um dermatologista. Pois, peles sensíveis podem ter reações negativas à prática.