Gelo no rosto faz bem para a pele? Conheça os benefícios

24 de novembro, 2021

Você já ouviu falar que passar gelo no rosto faz bem para a saúde e a beleza da pele? Mas, será que isso é mesmo verdade ou só um mito? Para entender melhor o assunto, conversamos com Giovanna Mori Almeida, dermatologista do Hospital Albert Sabin (HAS). 

A médica conta que o gelo realmente apresenta efeitos positivos. Pois, a água gelada desencadeia a contração dos vasos sanguíneos, movimento que se chama vasoconstrição. “Assim, esse mecanismo desencadeia uma circulação de sangue mais efetiva, gerando alguns benefícios para a pele”, alega.

Benefícios de passar gelo no rosto

Entre os resultados positivos que o uso de gelo no rosto pode proporcionar para a pele estão: 

  • Promover um aspecto mais descansado
  • Amenizar edemas, inchaços e olheiras
  • Diminuir os poros
  • Melhorar a oleosidade
  • Além disso, prolongar a duração da maquiagem
  • Melhorar o viço e a textura 
  • Por fim, deixar o rosto mais luminoso

Como usar o gelo na pele

Para conquistar todos esses benefícios do gelo na pele não basta apenas pegar os cubinhos e passar no rosto de qualquer jeito. Aliás, isso pode até causar queimaduras e vermelhidão nas peles mais sensíveis. 

“A forma correta de aplicar o gelo no rosto é colocando dois cubos em uma toalhinha fina de algodão e ir fazendo movimentos circulares por todo o rosto. Jamais deve-se passar os cubos de gelo diretamente na pele para evitar queimaduras”, explica Giovanna.

Outra opção é não usar gelo em cubo, mas produtos que geram um efeito gelado à pele. Existem, por exemplo, máscaras faciais que podem ser colocadas na geladeira como forma de potencializar alguns efeitos positivos.

Por fim, existem peles que não devem usar o gelo de forma alguma, como as mais sensíveis, com rosácea ou acne muito grave. Dessa maneira, aplicar o cubo de gelo pode agravar os quadros e deixar a pele ainda mais avermelhada. 

Leia também: Como aumentar a produção de colágeno no rosto?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.