Garra-do-diabo: Para que serve a erva e benefícios
A garra-do-diabo é uma planta rica em propriedades de ação medicinal e pode ajudar no alívio de dores no corpo. Nativa do continente africano, ela é anti-inflamatória e por isso passou a ser muito usada pela indústria farmacêutica. Garra-do-diabo: Você sabe para que serve
Garra-do-diabo: Para que serve
A princípio, suas principais propriedades são de ação analgésica e anti-inflamatória. Por isso, ela ajuda no alívio de dores corporais, como a artrite. Além disso, ela também contém propriedades antipiréticas (contra a febre) e anti-reumáticas. Ou seja, a garra-do-diabo, também conhecida por harpago, é uma planta medicinal muito utilizada para tratar reumatismo, artroses e dores na região lombar da coluna.
Pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres. Mas é importante utilizar sob orientação do médico ou fitoterapeuta.
Benefícios da garra-do-diabo
Alivia a febre e dores
Antipirética, essa planta ajuda a aliviar um sintoma comum da gripe e de resfriados: a febre. Não só, é especialmente utilizada no tratamento de doenças de fundo inflamatório e que costumam causar dores no corpo, tais como artrose, artrite reumatoide, bursite, fibromialgia, tendinite, dor lombar (lombalgia) e mais.
Leia também: Barbatimão: Os benefícios da planta brasileira
Estimula o apetite
Para quem deseja ganhar peso, a garra-do-diabo pode ser uma grande aliada, pois ela pode provocar o aumento do apetite. Entretanto, essa ação não é ainda cientificamente comprovada.
Estômago e intestino saudáveis
A planta é naturalmente tônica, ou seja, pode ajudar a melhorar a digestão e prevenir sintomas de constipação, vômitos e diarreias. Entretanto, seu uso não é recomendado para quem sofre de úlceras do estômago ou duodeno. Ainda, em pessoas que têm o estômago sensível, a planta pode provocar transtornos gastrintestinais ligeiros, como diarreia, náuseas ou indigestão.
Como utilizar a garra-do-diabo
- Chá
- Cápsulas
- Na forma de gel aplicado sobre a pele
Leia mais: Uxi amarelo: Os benefícios da planta medicinal amazônica