Mudanças na alimentação e no sono estão por trás do sucesso de Gabi Guimarães, jogadora de vôlei

Alimentação Bem-estar Sono
26 de Setembro, 2022
Mudanças na alimentação e no sono estão por trás do sucesso de Gabi Guimarães, jogadora de vôlei

O Brasil estreou no Mundial Feminino de Vôlei de 2022 no último sábado (24). A equipe feminina jogou contra a República Tcheca e saiu vitoriosa por 3 sets a 1. Um dos grandes destaques da partida e do time é a Gabi Guimarães, capitã da equipe. A jogadora está em uma das melhores fases de sua carreira, e o sucesso não se deve somente à sorte e, sim, a muito empenho e dedicação. A atleta revelou que adotou uma série de hábitos, que incluem mudanças na alimentação e na rotina de sono, para alcançar suas metas.

Rotina de sono

Ao site do Globo Esporte, a ponteira detalhou a sua rotina atual e os resultados que vem desfrutando a partir das mudanças. Segundo ela, o sono é crucial para a recuperação muscular e, por isso, ela decidiu dar mais atenção para essa esfera de sua vida. Atualmente, ela procura investir em mais horas de sono e noites de maior qualidade por meio do uso de um anel que monitora frequência cardíaca, temperatura corporal e outros fatores enquanto a pessoa dorme.

“Acordava muito de madrugada para ir ao banheiro, não conseguia dormir direito após os jogos e tinha dificuldade de ter sono adequado”, lembra.

Alimentação

No que diz respeito aos hábitos alimentares, Gabi Guimarães decidiu diminuir a ingestão de alguns produtos, principalmente aqueles que colaboram para um processo inflamatório e, consequentemente, dificultam a sua boa performance. Algumas das mudanças foram:

  • Retirada do açúcar branco da dieta;
  • Retirada da farinha branca;
  • Diminuição de grãos brancos;
  • Retirada dos derivados de leite;
  • Diminuição de carne vermelha.
  • Além disso, aumento do consumo de frutas;

A jogadora explicou que por ter sido sempre muito magra, acreditava que poderia comer tais itens sempre que tivesse vontade. Entretanto, agora ela entende que essas mudanças alimentares geram um impacto bastante significativo.

“As dores musculares diminuíram, meu processo de recuperação acelerou. Claro, tenho dores, mas são muito controláveis. E, com isso, consigo ter um desempenho melhor no treino e no jogo”, conta.

O despertar de Gabi Guimarães

A capitã da seleção considera a sua mudança de hábitos um verdadeiro despertar. Ela diz que sempre soube que precisava correr atrás dos seus objetivos se quisesse se destacar em quadra, principalmente por ser considerada uma jogadora de estatura baixa.

“Eu entrei em um processo de querer maximizar minha performance, entendendo as pequenas coisas que poderiam me ajudar fisicamente, principalmente. Para que eu aguentasse essas longas batidas de treinos, de seleção e de clube. Quase não sair de quadra e dar conta. Então comecei a pesquisar grandes referências. Cristiano Ronaldo, Michael Phelps. Comecei a ler livros, entrevistas, pesquisas. Procurei o que esses grandes atletas fazem para conseguir ficar em alto nível o tempo inteiro”, revela.

Além das restrições na alimentação e melhor qualidade de sono, Gabi investiu em outras práticas benéficas. Trabalhos de mobilidade e alongamento ganharam mais espaço na rotina da jogadora. Além disso, ela passou a olhar mais para a saúde mental. Dessa forma, incluiu exercícios de respiração, aulas de ioga e momentos de meditação.

Leia mais: Nelson Freitas fala sobre sua dieta para viver Eike Batista: “cortei açúcar, carboidrato e alegria”

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso