Comer frutas depois da refeição ajuda ou atrapalha a digestão?
Há quem goste de saborear frutas depois da refeição, seja para substituir a sobremesa ou ajudar na digestão. Mas, será que a fruta é mesmo capaz de auxiliar o processo digestivo? Ou ela atrapalha a absorção dos alimentos?
Na verdade, o corpo humano é projetado para comer e quebrar todos os tipos de alimentos. Proteínas, gorduras e carboidratos – não importa a ordem em que você decida comê-los.
Assim, não há nenhuma pesquisa para apoiar a ideia de que terminar o almoço ou jantar com com frutas vai dificultar os processos digestivos do organismo. O mito provavelmente decorre do fato de que comer grandes porções de certas frutas pode deixar o estômago enjoado. Já que alguns tipos são difíceis de digerir em grandes doses, como uvas ou maçãs.
Leia também: Dieta de 1500 calorias: Como fazer e cardápio
Dito isto, o corpo estará totalmente saudável com uma porção menor de maçãs, laranjas ou frutas vermelhas quando bater a vontade comer algo doce depois de almoçar ou jantar.
Portanto, o consumo de frutas depois da refeição é uma prática saudável e recomendada. Também, mais do que se preocupar com o momento certo de ingestão, foque em atingir de três a cinco porções diárias de frutas. Pois, esse sim é o verdadeiro problema.