A estação das flores está prestes a começar e essa é uma ótima oportunidade para aproveitar a sazonalidade e colorir ainda mais o seu cardápio com as frutas da primavera. O período que começa em 23 de setembro e perdura até 22 de dezembro traz consigo uma diversidade de alimentos com um preço mais amigável devido à alta disponibilidade. A seguir, conheça as frutas da estação e como aproveitá-las da melhor forma.
Veja também: Dá para congelar frutas sem perder os nutrientes? Veja dica de armazenamento
Segundo a nutricionista Renata Guirau, na primavera, as frutas de cores mais escuras estão em alta, principalmente as avermelhadas e roxas, que são muito ricas em antioxidantes. Elas ajudam a reduzir os efeitos dos radicais livres no nosso corpo e estão associadas à prevenção de doenças, sobretudo as cardiovasculares. A seguir, conheça as frutas dessa safra:
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador ou mixer e consuma em seguida. Se desejar, adoce a gosto.
Modo de preparo: Em uma panela, adicione o abacaxi e cozinhe em fogo baixo. Quando o abacaxi começar a soltar água, adicione o coco ralado e o mel aos poucos, e cozinhe até que a massa fique em ponto de enrolar. Desligue o fogo, deixe esfriar e modele em formato de bolinhas. Leve à geladeira por 2 horas antes de consumir.
Ingredientes
Modo de preparo: Misture o iogurte com a aveia e a chia. Adicione 1/3 do iogurte em uma caneca grande. Em seguida, faça uma camada com os morangos picados. Adicione mais 1/3 do iogurte e em seguida as amoras. Finalize com o restante do iogurte, cobrindo com os mirtilos. Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas antes de consumir.
As frutas podem ser consumidas in natura, como sobremesa ou entre as principais refeições. Além disso, elas também podem ser usadas em salada, sucos, shakes, smoothies e para compor preparações com iogurtes e cereais.
A especialista alerta que se for consumida in natura e com a casca, é importante fazer a higienização, lavar com água corrente e deixar de molho por 15 minutos em solução de água com hipoclorito de sódio para eliminar possíveis bactérias.
Por fim, vale lembrar que algumas frutas precisam obrigatoriamente permanecer na geladeira, outras não. Assim, segundo a nutricionista, todas elas terão maior durabilidade se mantidas sob refrigeração.
“Para quem busca praticidade e compra frutas descascadas ou picadas, vale lembrar que elas precisarão ser consumidas mais rapidamente. E só devemos comprar frutas já manipuladas em locais de boa procedência, que respeitem as regras de higiene”, afirma.
Fonte: Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.