Conheça as frutas da primavera e veja dicas de receitas

Alimentação Bem-estar Saúde
15 de Setembro, 2023
Conheça as frutas da primavera e veja dicas de receitas

A estação das flores está prestes a começar e essa é uma ótima oportunidade para aproveitar a sazonalidade e colorir ainda mais o seu cardápio com as frutas da primavera. O período que começa em 23 de setembro e perdura até 22 de dezembro traz consigo uma diversidade de alimentos com um preço mais amigável devido à alta disponibilidade. A seguir, conheça as frutas da estação e como aproveitá-las da melhor forma. 

Veja também: Dá para congelar frutas sem perder os nutrientes? Veja dica de armazenamento

Frutas da primavera: conheça quais são as principais

Segundo a nutricionista Renata Guirau, na primavera, as frutas de cores mais escuras estão em alta, principalmente as avermelhadas e roxas, que são muito ricas em antioxidantes. Elas ajudam a reduzir os efeitos dos radicais livres no nosso corpo e estão associadas à prevenção de doenças, sobretudo as cardiovasculares. A seguir, conheça as frutas dessa safra:

Receitas com as frutas da estação

Smoothie proteico

Ingredientes 

  • 200ml de leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
  • 1 colher de sopa de farinha de aveia
  • 1/3 de xícara de chá de amoras congeladas

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador ou mixer e consuma em seguida. Se desejar, adoce a gosto.

Doce de abacaxi com coco

  • 1 xícara de chá de abacaxi maduro picado
  • 2 xícaras de chá de coco seco ralado
  • Mel a gosto

Modo de preparo: Em uma panela, adicione o abacaxi e cozinhe em fogo baixo. Quando o abacaxi começar a soltar água, adicione o coco ralado e o mel aos poucos, e cozinhe até que a massa fique em ponto de enrolar. Desligue o fogo, deixe esfriar e modele em formato de bolinhas. Leve à geladeira por 2 horas antes de consumir.

Mix de frutas antioxidantes

Ingredientes

  • 1 pote de 200g de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 2 colheres de sopa de chia em grãos
  • ½ xícara de chá de morangos picados
  • ½ xícara de chá de mirtilos
  • ½ xícara de chá de amoras picadas

Modo de preparo: Misture o iogurte com a aveia e a chia. Adicione 1/3 do iogurte em uma caneca grande. Em seguida, faça uma camada com os morangos picados. Adicione mais 1/3 do iogurte e em seguida as amoras. Finalize com o restante do iogurte, cobrindo com os mirtilos. Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas antes de consumir.

Dicas de ouro para aproveitar as frutas da primavera

As frutas podem ser consumidas in natura, como sobremesa ou entre as principais refeições. Além disso, elas também podem ser usadas em salada, sucos, shakes, smoothies e para compor preparações com iogurtes e cereais. 

A especialista alerta que se for consumida in natura e com a casca, é importante fazer a higienização, lavar com água corrente e deixar de molho por 15 minutos em solução de água com hipoclorito de sódio para eliminar possíveis bactérias.

Por fim, vale lembrar que algumas frutas precisam obrigatoriamente permanecer na geladeira, outras não. Assim, segundo a nutricionista, todas elas terão maior durabilidade se mantidas sob refrigeração.

“Para quem busca praticidade e compra frutas descascadas ou picadas, vale lembrar que elas precisarão ser consumidas mais rapidamente. E só devemos comprar frutas já manipuladas em locais de boa procedência, que respeitem as regras de higiene”, afirma.

Fonte: Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde