Frugivorismo: O que é e benefícios

Alimentação Bem-estar
28 de Outubro, 2020
Frugivorismo: O que é e benefícios

O frugivorismo é uma forma de alimentação baseada no consumo de frutas, de preferência in natura, ou seja, sem que sejam cozidas, temperadas ou sofram mínimo processamento. Por isso, é uma dieta “limpa”: livre de conservantes, agrotóxicos e sem adição de sal ou açúcar.

Ainda, a dieta é complementada pela ingestão de hortaliças e oleaginosas, também puras e cruas. Por fim, essa dieta é considerada “a forma mais estrita de vegetarianismo“, pois não incluiu nada que seja de origem animal, ao contrário do ovolactovegetarianismo. Porém, mais do que uma dieta, ela é tida como uma filosofia de vida por quem a segue.

Benefícios de seguir o frugivorismo

Grande ingestão de vitaminas e antioxidantes

Como é uma dieta baseada majoritariamente no consumo de frutas, promove grande ingestão de vitaminas e antioxidantes, nutrientes abundantes nesses alimentos. Não só, as frutas são consideradas alimentos reguladores.

Portanto, isso beneficia a saúde e, principalmente, promove uma imunidade mais fortalecida. No entanto, é possível que haja baixa ou quase nenhuma ingestão de outros nutrientes, como é caso das proteínas e certos tipos de vitaminas, como as do complexo B.

Leia também: Fontes vegetarianas de vitamina B12 (cobalamina)

Melhor funcionamento intestinal

Ainda, consumir uma grande quantidade de frutas também impacta diretamente – de forma positiva – o funcionamento do intestino. Ou seja, devido ao grande consumo de fibras que o frugivorismo provoca, é improvável que a constipação (prisão de ventre) seja um problema.

Coração saudável

Não só, o coração também pode se beneficiar dessa forma de alimentação, pois as fibras das frutas ajudam no controle da pressão arterial, prevenindo problemas como a hipertensão.

Também, as gorduras boas presentes nas oleaginosas, como é o caso do ômega-3, auxiliam no controle do colesterol ruim (LDL).

Leia mais: Dietas à base de plantas ajudam a diminuir a pressão sanguínea

Pele jovem e livre de acne

Essa é uma dieta rica em antioxidantes, que são poderosos anti-inflamatórios e previnem o envelhecimento precoce da pele – causado pelo estresse oxidativo, resultado da ação dos radicais livres. Não só, esses nutrientes também ajudam a evitar o surgimento de acne e demais problemas dermatológicos.

Riscos de seguir o frugivorismo

Falta de nutrientes

Apesar de frutas serem alimentos essenciais em qualquer dieta e serem grandes fontes de nutrientes importantes como vitaminas e antioxidantes, elas não contêm tudo que o corpo humano necessita. Em especial, não satisfazem a necessidade do organismo por proteínas e certos tipos de vitaminas, principalmente aquelas que fazem parte do chamado “complexo B”. Por isso, é essencial consultar um nutricionista antes de aderir qualquer dieta.

Leia mais: Família e amigos estão atrapalhando a sua dieta? Veja como lidar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros