Frio aumenta vontade de comer doce? Endocrinologista explica relação

Alimentação Bem-estar Saúde
05 de Julho, 2023
Frio aumenta vontade de comer doce? Endocrinologista explica relação

Para muita gente, o outono e o inverno são temporadas de gostosuras. Afinal, o friozinho colabora com o aumento do apetite e a vontade de comer alimentos mais calóricos. A justificativa é a de que o corpo precisa de mais calorias nesta época do ano para se manter aquecido. Mas, será que isso é verdade? De fato, o frio aumenta a vontade de comer doce?

Leia mais: Acordar cedo no frio é difícil para você? Veja dicas que ajudam

Frio aumenta vontade de comer doce?

De acordo com a Dra. Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista, o corpo sente mais vontade de alimentos calóricos no frio, como os doces. No entanto, isso não significa que podemos ceder às tentações. “O que ocorre é que nosso corpo sabe, através da evolução, que no inverno nosso gasto energético aumenta para que possamos gerar calor e proteger o corpo. Com isso, há uma resposta natural de aumento do apetite e de procura por alimentos que nos forneçam mais energia”, explica.

Só que a mesma evolução que nos levou a essa percepção de que precisamos de mais alimentos em dias frios também mudou nosso estilo de vida: passamos a usar mais roupas para nos proteger do frio e a ficar em ambientes fechados e com calefação.

Com isso, “nosso gasto energético não aumenta tanto, mas, as respostas adaptativas de aumento de apetite sim. Além disso, comemos muito pelo prazer e, por estar frio, acabamos praticando menos exercícios ao ar livre. Com essa combinação, muita gente acaba engordando significativamente na estação”, diz a médica.

Frio aumenta vontade de comer doce: como não exagerar?

Para quem quer passar pelo período sem sustos na balança, saiba que isso é possível. Para isso, é preciso consumir opções mais saudáveis e pouco calóricas, como verduras, frutas e vegetais, grãos integrais e carnes magras.

Além disso, manter ou mesmo intensificar o ritmo dos exercícios físicos também faz a diferença: “o gasto de calorias nos dias frios também será maior”, incentiva a endocrinologista.

Opções de doces saudáveis para comer no frio

Chocolate quente funcional

Ingredientes:

  • 1 litro de leite de amêndoas ou outro leite vegetal;
  • 4 col (sopa) de biomassa de banana verde;
  • 1/4 xíc (chá) de cacau em pó 100%;
  • 1 canela em pau (opcional);
  • 1/4 xíc (chá) de xylitol, ou açúcar de coco, ou demerara.

Modo de preparo:

Primeiramente, dissolva a biomassa e o cacau no leite vegetal de sua escolha. Então, adicione a canela em pau e o adoçante de sua preferência. Em seguida, leve ao fogo médio, mexendo sempre até que engrosse ligeiramente. Por fim, desligue o fogo e sirva — rende cinco porções.

Frio aumenta vontade de comer doce: receita de mingau de aveia com banana

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia;
  • 1 xícara de chá de leite desnatado;
  • Uma unidade de banana prata;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de chá de canela em pó.

Modo de preparo:

Primeiramente, leve ao fogo baixo o farelo de aveia e o leite desnatado. Mexa até engrossar, aproximadamente 15 minutos. Em seguida, desligue o fogo e coloque a baunilha. Amasse a banana e acrescente ao mingau. Por fim, polvilhe a canela e sirva ainda quente.

Fonte: Dra. Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Pronto para a folia? Veja o que levar na mochila

Revisado por Fernanda Lancellotti | CRN3 29223 Para aproveitar o carnaval com disposição e segurança, alguns itens fazem toda a diferença. Com longas horas de folia,

Saúde

Dengue durante o carnaval: principais cuidados

Revisado por Laura Nogueira de Assis  | CRN 7681 O carnaval acontece em um período que exige atenção redobrada com a dengue.  A doença apresenta um

Alimentação

Cuidados com a alimentação para curtir a folia

As longas horas de danças e marchinhas, muitas vezes acompanhadas de bebidas alcoólicas e do sol quente, pedem um cuidado redobrado com a alimentação. O que