Fórmula infantil é aliada da nutrição das crianças na primeira infância. Veja benefícios!

Gravidez e maternidade Saúde
14 de Junho, 2023
Fórmula infantil é aliada da nutrição das crianças na primeira infância. Veja benefícios!

A primeira infância é primordial para o desenvolvimento integral das crianças. Por isso, do primeiro ao terceiro ano de vida, o uso da fórmula infantil para crianças pode reforçar a nutrição dos pequenos nessa etapa tão importante da vida. 

Aqui, falaremos sobre como a fórmula infantil pode ser uma grande aliada das crianças de 1 a 3 anos, que têm necessidades específicas para crescerem e se desenvolverem bem. Saiba mais a seguir!

Veja também: Alimentos não indicados para bebês de até 1 ano

Benefícios da fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos

A fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos é indicada para complementar a alimentação, com nutrientes fundamentais para o desenvolvimento cerebral e uma microbiota saudável. 

Prebióticos, os salvadores da saúde intestinal

Você sabia que o intestino também é conhecido como o nosso segundo “cérebro”? O órgão produz alguns tipos de hormônios e possui um sistema nervoso complexo, que se comunica diretamente com o cérebro.

Além disso, o intestino é o responsável por absorver e processar os nutrientes obtidos por meio da alimentação. Graças a uma colônia riquíssima de micro-organismos, ele consegue regular o equilíbrio do organismo.

Com tantas funções primordiais para a saúde, o intestino precisa de atenção desde a primeira infância.

Nesse sentido, opte por fórmulas infantis para crianças de primeira infância que contenham prebióticos, já que eles desempenham um papel importantíssimo na microbiota intestinal da criançada. 

Na prática, os prebióticos ajudam na multiplicação das bactérias benéficas para a saúde. Com essa engrenagem em perfeito funcionamento, as crianças ganham um sistema imunológico mais forte, com menos riscos a doenças e infecções variadas.

DHA e ARA: dois ingredientes especiais

Ao ler o rótulo de uma fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos, busque essas duas siglas. O DHA é um ácido graxo do tipo ômega-3, que atua no desenvolvimento do cérebro e da visão das crianças. Já o ARA pertence à classe dos ácidos graxos do tipo ômega-6, mais responsável por prevenir processos inflamatórios. 

Ambos são imprescindíveis para a saúde em todas as etapas da vida, mas requerem mais atenção ao consumo na primeira infância. Afinal, os primeiros 1000 dias depois do nascimento são de desenvolvimento acentuado. Então, a ingestão adequada de DHA e ARA, assim como de outros nutrientes, serão fundamentais para o crescimento da criança.

Como escolher a melhor fórmula infantil para crianças de 1-3 anos?

Existem inúmeras opções no mercado, o que pode dificultar a escolha assertiva para as necessidades dos pequenos.

Mas, antes de se preocupar com a formulação ideal, você deve consultar o médico pediatra e/ou nutricionista  para avaliar o que seu filho realmente precisa.

De forma geral, aposte em marcas de confiança, que investem em tecnologias e pesquisas para aprimorar a formulação e trazer a melhor nutrição para as crianças.

Confira o Festival de ofertas para mamãe e bebê!

O Ministério da Saúde Informa: O Aleitamento Materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.

Referências: Sociedade Brasileira de Pediatria; e Associação Brasileira de Nutrologia.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória