Fitness na terceira idade: influenciadoras inspiram estilo de vida saudável

Bem-estar Movimento
17 de Janeiro, 2023
Fitness na terceira idade: influenciadoras inspiram estilo de vida saudável

Se os 30 anos são os novos 20, essa regra se aplica a todas as outras décadas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, a esperança de vida para os homens é de 73,6 anos e para as mulheres, 80,5 anos. Isso significa que, apesar das dificuldades socioeconômicas, o brasileiro está mais longevo. Exemplo disso são as pessoas que estão descobrindo um estilo de vida fitness na terceira idade.

Veja também: Aos 90 anos, Stenio Garcia inspira público com rotina ativa 

Como ter uma vida fitness na terceira idade?

Adriana e Monica têm mais de 60 anos e impressionam pela forma física. Crédito: Instagram/arquivo pessoal

As influenciadoras Adriana Miranda e Monica Bousquet têm mais de 60 anos, mas não aparentam suas idades. Pelo contrário: o shape definido impressiona o público mais jovem.

Ambas possuem perfis com milhares de seguidores que acompanham a rotina fitness e buscam inspiração para ter uma vida mais saudável.

O segredo, segundo o que compartilham nas redes, é encontrar uma atividade que dê prazer. Outro pilar essencial é a alimentação equilibrada, que confere energia para os treinos e para construir o shape.

Contudo, a disciplina é algo fundamental para adquirir o prazer em se movimentar. As duas se exercitam diariamente e contam com o auxílio profissional para dividir os treinos e não sobrecarregar o corpo.

Portanto, realizar qualquer exercício e com a devida constância é crucial para ter uma vida mais fitness e saudável na terceira idade.

Benefícios da musculação para idosos

Adriana e Monica apostam na musculação para ganhar massa muscular e manter a boa forma. Além do shape definido, a musculação pode ajudar na prevenção da osteoporose, que atinge mais mulheres depois da menopausa, doenças metabólicas e cardiovasculares.

A melhora da postura, de dores articulares e a redução do percentual de gordura também são benefícios que a prática de pegar pesos oferece. Por esses motivos, a musculação é uma atividade que diversos profissionais da saúde e de educação física recomendam para os idosos.

Afinal, com o passar do tempo, perdemos massa muscular, o que aumenta a incidência de diversas doenças. Logo, investir no treinamento de força, que também pode ser Pilates e treino funcional, por exemplo, irá favorecer o ganho de massa.

Quanto à frequência, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, a partir dos 65 anos de idade, 150 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana.

Já os idosos com mobilidade física reduzida devem praticar atividades com o objetivo de melhorar o equilíbrio pelo menos três vezes na semana.

No entanto, converse com um profissional de educação para saber a periodicidade ideal para você.

Alimentação e suplementação: indispensáveis na rotina fitness da terceira idade

Comer de forma saudável, assim como a prática de exercícios, são hábitos que deveriam ser adotados por todas a idades. Afinal, se levamos uma vida equilibrada, o corpo fica mais resistente contra diversas doenças e temos mais disposição, saúde e autonomia.

Todavia, o quesito alimentação precisa de mais cuidado conforme envelhecemos. Afinal, o organismo vai perdendo a capacidade de absorver os nutrientes com mais eficiência, o que pode causar anemias e outros problemas.

Priorizar o aumento da ingestão de proteínas, vitaminas e outros minerais pode favorecer a saúde na terceira idade.

Nesse sentido, o estudo publicado pela American Journal of Phisiology, Endocrinology and Metabolism recomenda o consumo de whey protein pela terceira idade. Além disso, o suplemento, quando associado a uma alimentação equilibrada, fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de infecções e outras doenças. Por isso, buscar ajuda médica e nutricional para avaliar a necessidade de suplementação pode melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes