Exposição ao fumo na infância pode causar artrite reumatoide na idade adulta

Saúde
25 de Agosto, 2021
Exposição ao fumo na infância pode causar artrite reumatoide na idade adulta

A exposição passiva ao fumo durante a infância foi ligada a um maior o risco de artrite reumatoide na idade adulta, de acordo com um estudo feito do Hospital Brigham and Women’s, nos Estados Unidos, ligado à Universidade Harvard. Os resultados foram publicados no periódico da Faculdade Americana de Reumatologia.

Para vincular o fumo passivo à doença inflamatória que afeta as articulações, os pesquisadores utilizaram dados longitudinais de 90 923 mulheres, de 35 a 52 anos. Ou seja, eles observaram a mesma amostra repetidamente ao longo de anos. Por isso, analisaram as informações dos registros médicos das participantes entre 1989 e 2017.

Desse modo, a exposição foi dividida em três categorias: tabagismo materno durante a gravidez, tabagismo dos pais durante a infância e período vivido com fumantes desde os 18 anos.

As participantes que tiveram exposição passiva na infância ao tabagismo dos pais apresentaram um risco 75% maior de artrite reumatoide. O índice foi ainda mais elevado naquelas que se tornaram fumantes ativas com o passar do tempo.

Leia também: Depressão e consumo de cigarro e álcool aumentam na pandemia

Exposição ao fumo na infância

Os resultados indicam, de acordo com os autores, “potencial influência direta” da exposição ao tabagismo dos pais à incidência de artrite reumatoide no início da vida adulta. Por outro lado, as mulheres que fumaram durante a gravidez ou conviveram com fumantes após os 18 anos não mostraram uma associação significativa com essa doença autoimune.

“Estudos futuros devem investigar se a exposição infantil a inalantes em geral pode predispor as pessoas a outras doenças autoimunes mais tarde na vida”, afirmou Kazuki Yoshida, um dos pesquisadores da Divisão de Reumatologia do Hospital Brigham and Women’s, em comunicado.

Devido à ausência de homens entre os participantes, a equipe de pesquisadores pretende realizar outros estudos longitudinais que contemplem ambos os sexos.

Leia também: Parar de fumar engorda? Como a alimentação pode ajudar no processo

O que é a artrite reumatoide

Ela é marcada por um ataque do próprio sistema imunológico a diferentes articulações, o que gera dores, deformidades e limitação do movimento. Daí porque é considerada uma doença autoimune.

A artrite reumatoide também pode afetar os rins, o pulmão e o coração. As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas envolvem fatores genéticos e ambientais.

Essa condição afeta duas vezes mais mulheres, e tem início geralmente entre 30 e 40 anos. Dor, edema, calor e vermelhidão nas articulações são os sintomas mais comuns.

Leia também: Vinho e chocolate podem ajudar a prevenir doenças sérias

(Fonte: Agência Einstein)

Leia também:

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante