Quer melhorar a memória? Aposte nos exercícios aeróbicos

Bem-estar Movimento
25 de Maio, 2020
Quer melhorar a memória? Aposte nos exercícios aeróbicos

Que os exercícios aeróbicos são benéficos para a saúde física e mental e é importante para o envelhecimento da população, muitos já sabem. Dançar, pular corda, pedalar ou correr, são tipos de atividades aeróbicas que são gatilhos para a perda de peso e ajudam a aumentar a resistência física. Mas além disso, a prática também pode melhorar a memória e o funcionamento cognitivo.

Um estudo, comandado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que o exercício aumenta o fluxo sanguíneo em duas regiões principais do cérebro associadas à memória. Essas descobertas comprovam que os exercícios aeróbicos podem reduzir os riscos de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Alzheimer.

Exercícios aeróbicos x memória: Como funcionou a pesquisa

Pesquisadores coletaram dados de 30 participantes de 60 anos ou mais, com problemas de memória preexistentes. No início do estudo, os participantes se dividiram em dois grupos e foram realizados escaneamentos de imagem cerebral e escore de memória.

Leia também: A importância dos exercícios aeróbicos 

Dessa forma, um grupo trabalhou em um treino aeróbico por um ano, enquanto o outro grupo fazia alongamentos rotineiramente. Ambos os grupos treinaram por 25 a 30 minutos, três vezes por semana.

Após 12 meses, os pesquisadores notaram uma melhora de 47% nas pontuações de memória do grupo que praticava os exercícios.

Leia também: Descubra qual o melhor exercício para a memória

Dito isso, o estudo revela que o exercício não afeta apenas a saúde do cérebro, mas pode melhorar ou até reverter a perda de memória existente. Além disso, também aponta os mecanismos responsáveis por melhorar a memória e saúde do cérebro. O que pode levar os cientistas um passo mais perto de entender os distúrbios neurodegenerativos. 

Leia também: Treino em casa: Acessórios que não podem faltar

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes