Descubra qual o melhor exercício para a memória

Bem-estar Equilíbrio
12 de Novembro, 2019
Descubra qual o melhor exercício para a memória

Provavelmente você já deve saber que exercício físico faze bem à saúde física e mental. Entretanto, existem benefícios que vão muito além do fortalecimento dos músculos e da perda de peso. Como, por exemplo, o aumento dos níveis de energia, alívio do estresse e até mesmo a redução do risco de um ataque cardíaco.

Porém, quando se fala em exercitar o cérebro e melhorar a memória, o exercício de alta intensidade chamado HIIT é o mais eficaz. Um estudo comprovando essa afirmação foi publicado no Canadian Science Publishing.

Este estudo pode ajudar na maneira como as pessoas podem prevenir doenças caracterizadas por um declínio na memória, como a demência.

A pesquisa foi feita com idosos saudáveis entre 66 e 88 anos em um período de três semanas. Eles se dividiram em grupos e fizeram treinos de HIIT, que são exercícios de alta intensidade, e o outro realizou um treino contínuo de intensidade moderada. Com isso, os especialistas descobriram que os idosos que fizeram os de alta intensidade melhoraram seu desempenho de memória em 30%.

Leia mais em: Razões para incluir exercícios de alta intensidade no treino

Como adicionar exercícios de alta intensidade na sua vida

Se você não tem o costume de fazer exercícios intensos, não tem problema. Os pesquisadores não estão dizendo para você abandonar sua caminhada ou yoga e ir direto para uma sessão suada de HIIT. Portanto, se você está começando tarde e deseja ver resultados rapidamente, pode valer a pena começar com exercícios aeróbicos mais intensos.

Leia também: A importância dos exercícios aeróbicos

No entanto, intensidade não significa necessariamente optar por uma corrida rápida na esteira e acabar se machucando. Adicionar intensidade pode ser tão simples quanto se aventurar subindo ladeiras durante sua caminhada ou aumentar seu ritmo entre os postes de rua. 

Embora esse estudo seja mais significativo para pessoas que tem mais de 66 anos, acrescentar um exercício de alta intensidade na sua rotina saudável pode valer a pena.

HIIT: Exercício curto e intenso

Sabe aqueles tiros no treino de corrida, ou momentos em que seu professor de bike pede um minuto de aceleração máxima? É isso! Você pode fazer a aula duas ou três vezes por semana, queimando entre 300 e 450 calorias em cada sessão.

Aqueça 5 minutos pulando corda ou fazendo alongamento dinâmico. Em seguida, execute cada exercício por 30 segundos sem parar. Repita a rodada até completar os 20 minutos da aula. No final, volte à calma com um relaxamento de 5 minutos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!