Exercício físico tem o mesmo efeito no cérebro que café
Há quem beba café durante o dia para se manter acordado e ter mais energia. O que muitos não sabem é que o exercício físico tem o mesmo efeito que o café no cérebro.
Em um estudo publicado no Nature Scientific Reports, pesquisadores compararam efeitos da cafeína e do exercício e na memória de trabalho. Eles concluíram então, que a atividade física nos mantém em alerta assim como uma boa dose de cafeína.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cafeína é uma das “substâncias psicoativas mais amplamente usada” no mundo. Portanto, consumir uma dose regular da substância pode ter um efeito positivo na saúde, porém, em excesso pode ter consequências.
Leia também: 3 exercícios físicos para perder peso
Efeitos colaterais do excesso de cafeína
Uma xícara de café soa muito bem em qualquer hora. No entanto, não podemos esquecer que a cafeína é uma substância psicoativa e podem haver alguns efeitos colaterais. Veja alguns deles:
Leia também: Como os exercícios físicos ajudam a combater a depressão
Por que o exercício é melhor que o café?
Os resultados do estudo mostraram que tanto o café quanto o exercício físico tiveram um efeito semelhante. Assim, as melhorias no desempenho físico dos participantes do estudo foram semelhantes depois de passar 20 minutos em uma esteira e consumir uma única xícara de café.
Leia também: Como exercícios físicos podem prevenir diabetes
Dessa forma, o principal argumento deste estudo é que o exercício, com todos os seus benefícios a longo prazo, pode ajudar a melhorar o humor e o foco, tanto quanto a cafeína, mas, sem os efeitos colaterais da substância.