Excesso de sal enfraquece a imunidade, diz estudo
À medida que a pandemia de coronavírus se expande pelo mundo, todos fazemos o possível para cuidar de nós mesmos – e de nosso sistema imunológico. E, de acordo com uma nova pesquisa do Hospital Universitário de Bonn, na Alemanha, um fator importante a considerar é o excesso de sal.
Não é novidade que muito sal pode levar à pressão alta, o que aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame. Mas, este estudo é o primeiro a provar que o consumo excessivo do ingrediente enfraquece significativamente o sistema imunológico.
Qual é a quantidade certa?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma recomendação padrão de não mais que 5 gramas de sal por dia. É cerca de um nível de colher de chá. Contudo, lembre-se que o sódio é frequentemente misturado aos alimentos processados e industrializados, junto com o excesso que polvilhamos em nossas refeições.
Leia também: Sódio faz bem? O que você precisa saber
Assim, segundo a OMS, provavelmente consumimos muito mais do que 5 gramas, com a estimativa média do consumo diário de sal em torno de 9 a 12 gramas. Portanto, eles observam que reduzir a ingestão de sal é uma das maneiras mais econômicas de melhorar a saúde. Então, o que acontece quando você come demais?
Excesso de sal x imunidade
Katarzyna Jobin, autora principal do estudo, diz: “Anteriormente, colocamos alguns [ratos] em uma dieta rica em sal. No baço e no fígado desses animais, contávamos de 100 a 1.000 vezes o número de patógenos causadores de doenças”. Eles também observaram infecções do trato urinário nos ratos que mais consumiam sal.
Para esta pesquisa, a equipe analisou os efeitos de uma dieta rica em sal em ratos e humanos. Os ratos alimentados com uma dieta rica em sal tiveram “infecções bacterianas muito mais graves” e as pessoas que ingeriam 6 gramas extras de sal todos os dias mostraram “deficiências imunológicas pronunciadas”.
Após apenas uma semana de excesso de sal no organismo, as amostras de sangue humano revelaram que as células imunes estavam muito piores contra as bactérias em comparação com a mudança na dieta do pré-sal. Como a pesquisa explica, muito sal pode desregularizar os rins e levar ao acúmulo de glicocorticóides (um hormônio) no corpo. Esse hormônio prejudica o tipo mais comum de célula imune no sangue, chamado granulócitos, dificultando o combate eficiente às bactérias.
Entretanto, isso certamente não quer dizer que o sal deve ser cortado completamente da dieta. Mas, a conexão entre consumo e imunidade não era totalmente compreendida até agora. Seguindo o padrão de 5 gramas por dia, podemos cuidar da saúde do coração e da imunidade.
Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha