Exaustão térmica: como amenizar e prevenir os sintomas?

Saúde
27 de Dezembro, 2023
Exaustão térmica: como amenizar e prevenir os sintomas?

Recentemente, uma fã da cantora Taylor Swift morreu em decorrência de uma exaustão térmica durante a apresentação de Swift no Rio de Janeiro. Na ocasião, o termômetro marcava perto dos 40ºC. Exposta ao calor difuso, Ana Clara Benevides Machado teve uma parada cardiorrespiratória com um quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, o que evoluiu para a sua morte súbita.

A exaustão pelo calor é uma perda excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos devido ao calor, dando lugar a uma diminuição do volume de sangue, provocando muitos sintomas, entre os quais o desmaio e o colapso. Em casos mais graves, como o da jovem de 23 anos, pode levar à morte. Entenda mais sobre as causas, sintomas e o que fazer caso surja a condição.

Leia mais: O que acontece com o seu corpo no calor extremo?

Fatores de risco

Alguns fatores que aumentam a vulnerabilidade aos efeitos da exaustão térmica. Por exemplo, ser muito idoso ou muito jovem, sofrer de determinados problemas de saúde, tomar diuréticos, sofrer de desequilíbrios na química sanguínea (eletrólitos) e estar desidratado

Sintomas de exaustão térmica

Os sintomas de exaustão pelo calor tendem a ser vagos e parecidos com os sintomas de muitas outras doenças. Além disso, as pessoas podem não percebê-los. Veja os principais:

  • Tontura ou sensação de desmaio iminente;
  • Fraqueza e fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Visão embaçada;
  • Dores musculares;
  • Náusea e vômitos;

Além disso, podem surgir cãibras musculares e perda da consciência quando está de pé, bem como uma sudorese abundante. A frequência cardíaca e a frequência respiratória podem se tornar mais rápidas, enquanto a pressão arterial pode ficar mais baixa.

Ao contrário da insolação, na exaustão pelo calor, não há confusão e descoordenação. Além disso, a temperatura corporal costuma ser normal e, caso esteja elevada, geralmente não ultrapassa os 40 °C.

Como amenizar os sintomas?

A primeira recomendação para amenizar os sintomas da exaustão térmica é descansar em ambiente fresco. Além disso, repor líquidos e sais, seja por via oral (com uma bebida esportiva ou uma solução de cerca de um a dois quartos de água contendo duas colheres de chá de sal) ou intravenosa. Tirar ou desapertar as roupas e umedecer a pele ou aplicar panos úmidos também auxilia no resfriamento. Após receber os líquidos, a pessoa geralmente recupera rápida e totalmente.

Como prevenir a exaustão térmica?

Para evitar a exaustão térmica, é importante tomar algumas medidas preventivas. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Hidrate-se regularmente: Antes de mais nada, beba bastante água e outros líquidos, mesmo se não estiver com sede. Além disso, evite bebidas alcoólicas e com cafeína, pois elas podem desidratar o corpo.
  • Vista-se adequadamente: Use roupas leves e soltas, sobretudo de cores claras. Proteja-se do sol usando chapéus, óculos escuros e protetor solar.
  • Evite atividades físicas intensas: Tente evitar atividades físicas extenuantes durante os horários mais quentes do dia. Se precisar se exercitar, faça-o durante as horas mais frescas do dia, como no começo ou fim do dia, por exemplo.
  • Mantenha-se fresco: Fique em ambientes frescos e com ar-condicionado sempre que possível. Mas, se não tiver ar-condicionado, use ventiladores ou tome banhos frios para se refrescar.
  • Monitore sua saúde: Por fim, fique atento aos sinais de exaustão térmica, como tontura, náusea, fadiga e dor de cabeça. Se sentir algum desses sintomas, pare o que está fazendo e descanse em um local fresco e sombreado.

Referência: Manual MSD.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças