Como lidar com o estresse por trabalhar em casa

Bem-estar Equilíbrio
24 de Março, 2020
Como lidar com o estresse por trabalhar em casa

Há quem prefira trabalhar em casa, especialmente para estabelecer um equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal. Afinal, existe a possibilidade dormir mais por não ser necessário se deslocar, ter mais privacidade e, claro, poder ficar com a família. No entanto, outros acabam simplesmente aumentando os níveis de estresse em um cenário como esse.

Devido à pandemia pelo Coronavírus, as pessoas estão em isolamento social, o que pode contribuir ainda mais com o estresse diário. Isso porque se está impossibilitado de ver os colegas de trabalho, conversar e sair para almoçar. Por outro lado, ficar o dia todo no mesmo ambiente pode agravar a situação.

Um estudo feito em 15 países, incluindo o Brasil, descobriu que 41% dos funcionários que costumam trabalhar em casa se consideram estressados em comparação com apenas 25% dos que não fazem home office. O que pode ser um choque para muitos. 

Leia mais em: Trabalhar em casa pode agravar a Síndrome de Burnout

Mas, também se passa estresse no deslocamento para o trabalho, com as interações tóxicas com os colegas de trabalho ou com a sensação de nunca estar sozinho. Assim, a maioria das pessoas fica surpresas com o estresse que sente ao começar a trabalhar em casa. No entanto, existem algumas ferramentas à sua disposição para minimizar o estresse em casa. 

Defina uma programação 

É importante definir uma agenda em vez de trabalhar a hora que quiser. Se você esperar até sentir vontade de trabalhar, as distrações virão de todos os lados e tomarão seu tempo. Então, definir um cronograma e cumprir é um componente vital do home office. 

Leia também: Home office: Como se manter produtivo trabalhando em casa

Mantenha-se conectado

Ao sentir-se isolado, pode ser difícil ter energia para ser produtivo. Então, se você trabalha em casa e se sente um pouco sozinho, é importante assumir a responsabilidade por sua própria vida social. 

Dessa forma, você pode criar sua própria rede de suporte de colegas de trabalho em casa ou pessoas com ideias semelhantes de maneira relativamente simples. Como por exemplo por meio de grupos de mídia social, reuniões planejadas ou até mesmo grupos de bate-papo por vídeo ou texto. 

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Sinta-se confortável em dizer não

É normal encontrar diversas solicitações ao longo do dia, mas é preciso recusar se quiser ter tempo suficiente para concluir tudo. Pode ser uma tarefa difícil dizer “não”, pois não queremos ser rudes e deixar as outras pessoas chateadas.

Entretanto, qualquer que seja o desafio, saiba que dizer negar tarefas quando você não tem tempo significa dizer sim à suas prioridades. 

Cuide da iluminação da casa

A iluminação pode afetar como você se sente. A luz natural nos ajuda a regular e elevar nosso humor, e não ter luz o suficiente pode ter efeitos negativos. Assim, o recomendado é trocar os abajures por um material de tecer cestas, o que criará a aparência de iluminação melhor. Também, se você tiver pouca luz dentro de casa, pendure um espelho em frente a uma janela para refletir e tornar o espaço mais iluminado.

Organize o espaço

Quem gosta de entrar em um lugar bagunçado, não é mesmo? Um lar arrumado deixa as pessoas mais calmas. Já a desordem nos faz sentir mais tensos e requer mais atenção mental.

Em vez disso, mantenha a bagunça no mínimo, colocando seus pertences nos devidos lugares. Dessa forma, você pode pensar menos sobre sua desordem iminente e mais sobre as coisas importantes da vida, como sua lista de tarefas.

Proteja sua saúde física e mental

Atente-se à postura enquanto está sentado, certificando-se que a mesa e cadeira estão na altura e posição adequadas. Também é válido praticar alongamento e até meditar no começo, meio e final do dia. Para manter o hábito de alívio do estresse, é importante criar um espaço físico para relaxar. Por exemplo, um jardim ou varanda com cadeiras para você sentar e poder ler um livro, observar a paisagem ou qualquer atividade que você goste de realizar. Assim, você terá um lembrete físico para ajudar a motivar essa prática em sua vida. 

Invista na aromaterapia

aromaterapia consiste em uma técnica natural que utiliza óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro. Você pode encontrar diversos produtos que proporcionam um perfume maravilhoso e relaxante para o seu home office. Além disso, pesquisas mostram que existem benefícios reais para aliviar o estresse, ajudando a criar um lugar tranquilo e aconchegante para quem trabalha em casa.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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