Estresse causa rugas? Profissional esclarece se é mito ou verdade
Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu dizer que estresse causa rugas ao passar por um momento de tensão ou ansiedade. Mas, afinal, essa história é verdade?
Assim como pode fazer mal para a saúde do corpo e para o bem-estar, o estresse psicológico pode, sim, refletir de forma negativa no aspecto da pele, levando ao surgimento dessas marcas que são tão temidas.
Então, como isso acontece? Veja a seguir a explicação de uma profissional!
Leia também: Flacidez e rugas no rosto: afinal, como como evitar estes problemas?
Por que o estresse causa rugas?
De acordo com a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, o estresse é prejudicial para as células da pele e seu processo de renovação.
Diante disso, os telômeros – que são capas protetoras dos cromossomos, que têm como função preservar o DNA – acabam encurtando e, portanto, aceleram o envelhecimento. Assim, como consequência, acontece o surgimento das rugas e das manchas na pele.
“Além disso, outro efeito do estresse é a alteração da flora intestinal. Ela acaba aumentando a absorção de substâncias prejudiciais à saúde, que aumentam também a quantidade de radicais livres. Estes, por sua vez, alteram a estrutura do colágeno, causando o envelhecimento da pele.”
Leia também: Estudo diz que comer amêndoas todos os dias pode melhorar as rugas: saiba porque
Outros malefícios do estresse para a pele
De acordo com a médica, existem alguns problemas de pele que costumam ocorrer com mais frequência em pacientes que sofrem com o estresse. São eles:
- Psoríase;
- Vitiligo;
- Acne;
- Envelhecimento precoce;
- Disidrose (pequenas bolhas nas mãos ou nos pés);
- Neurodermatites (alterações na pele por coçar ou esfregar);
- Dermatite seborreica (inflamação crônica onde há muitas glândulas sebáceas).
“O estresse age no tecido conjuntivo associado às reações alérgicas, chamadas mastócitos. Isso, portanto, leva a um aumento das coceiras e prurido”, explica a médica.
E continua: “A queda de cabelo também pode aumentar por causa do estresse. Como esse quadro também acomete o sistema imunológico, faz com que a cura desses problemas seja mais demorada.”
Leia também: Veja dicas para sentir menos estresse no dia a dia
Como minimizar os efeitos do estresse
Alguns hábitos simples podem diminuir os efeitos do estresse no organismo.
O segredo, segundo a médica, está em manter um estilo de vida saudável e leve. Portanto, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, aumentar a ingestão de líquido e proteger a pele dos raios do sol diariamente são os primeiros passos para fugir do estresse.
Leia também: Veja a lista de alimentos que aliviam o estresse
“Essas atitudes também vão ajudar a melhorar o seu sono, o que é benéfico para minimizar as olheiras e linhas de expressão”, ela aponta.
Outra sugestão da profissional é apostar na meditação, que ajuda no controle do estresse.
“Suplementos também podem contribuir, principalmente aqueles com antioxidantes, que são agentes que induzem a renovação celular e estimulam o colágeno. E, por fim, mantenha o acompanhamento com um profissional para receber o tratamento correto.”
Fonte: Beatriz Lassance, cirurgiã plástica, de São Paulo.