Estudo aponta que comer amêndoas todos os dias pode melhorar as rugas

Beleza Bem-estar
09 de Março, 2022
Estudo aponta que comer amêndoas todos os dias pode melhorar as rugas

Uma pesquisa feita em 2021 na Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que comer amêndoas todos os dias pode melhorar a aparência das rugas.

Publicado na revista científica Nutrients, o estudo avaliou durante seis meses 49 mulheres em período pós-menopausa com tipos de pele 1 e 2, ou seja, aqueles que, segundo a escala de Fitzpatrick – que classifica os fototipos cutâneos –, têm tendência a queimar com a exposição solar.

Como foi feito o estudo

As mulheres foram divididas de forma aleatória em dois grupos, chamados “intervenção” e “controle”.

No primeiro, as participantes precisavam comer cerca de 60 gramas de amêndoas como lanche intermediário. Esta quantidade equivalia a 20% de sua ingestão calórica diária, sendo 340 calorias por dia em média.

Já o segundo grupo tinha que consumir também no lanche da tarde uma barra de granola ou bolachas que representassem os mesmos 20% citados acima.

Além disso, vale ressaltar que as 49 voluntárias, independente do grupo, seguiram dietas sem sementes ou produtos com estes ingredientes ao longo da pesquisa.

Após o início da experiência, as rugas faciais e a intensidade da pigmentação das participantes passaram a serem avaliadas a cada visita feita pelos pesquisadores. As análises eram feitas através de imagens de alta resolução, além de modelagem e medição facial 3D, hidratação e oleosidade da pele.

Leia também: Receita de Pão de amêndoa Low Carb

Afinal, as amêndoas ajudam a melhorar as rugas?

A conclusão dos estudiosos após avaliarem os aspectos citados acima foi de que houve, sim, uma redução significativa na gravidade das rugas no grupo “intervenção”.

Além de observarem uma redução de 15% das linhas de expressão na 16ª semana da pesquisa e 16% na 24ª semana, os pesquisadores ainda notaram que houve uma melhora no tom de pele das participantes que comiam as amêndoas.

“O consumo diário de amêndoas pode ser um meio eficaz de melhorar a aparência das rugas faciais e o tom da pele (diminuição da intensidade da pigmentação) entre mulheres na pós-menopausa com tipos de pele Fitzpatrick I e II”, explicou Raja Sivamani, dermatologista e pesquisador principal deste estudo.

“Os consumidores descrevem esse efeito de menos pigmentação como tendo um tom de pele mais uniforme”, completou.

Outro ponto a ser ressaltado é que não houve nenhuma alteração no peso das voluntárias que comeram amêndoas, assim como qualquer alteração na perda de água transepidérmica (que evapora através da pele) entre os grupos “intervenção” e “controle”.

“Nossas descobertas enfatizam a necessidade de considerar as amêndoas como um alimento integral com múltiplos componentes nutricionais, incluindo alfa-tocoferol (vitamina E) e gorduras insaturadas (boas), em vez de simplificar demais os benefícios potenciais devido a um único nutriente”, apontou Sivamani.

“As amêndoas são ricas em alfa-tocoferol, que tem funções antioxidantes e podem ser parcialmente responsáveis pelos efeitos que vemos tanto nas rugas quanto no tom de pele em mulheres na pós-menopausa“, finalizou.

Cuidado com o consumo exagerado

É importante ressaltar que, embora os lanches de ambos os grupos tivessem a mesma quantidade de calorias, eles não tinham a mesma quantidade de macronutrientes.

Dito isso, também vale lembrar que as amêndoas trazem muitos benefícios para a saúde, porém também têm valor calórico elevado. São cerca de 156 calorias a cada 25 gramas de oleaginosas.

Por este motivo, elas devem ser consumidas com cautela, em especial por aquelas pessoas que lutam pela manutenção de peso.

O ideal, portanto, é consultar um profissional da área da nutrição que poderá avaliar e indicar a quantidade certa para cada pessoa.

Fonte: Estudo financiado pela Almond Board of California e publicado pelo periódico Nutrients.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso