Esteira ou elíptico para emagrecer? Veja o que diz uma personal trainer

Bem-estar Movimento
22 de Janeiro, 2024
Esteira ou elíptico para emagrecer? Veja o que diz uma personal trainer

Quem decide iniciar um processo de emagrecimento costuma incluir dois hábitos na rotina: fazer uma reeducação alimentar e praticar atividade física. Um dos exercícios mais recomendados são os cardiovasculares, que incluem caminhada, corrida, andar de bicicleta, entre outros. Quem opta por praticá-los na academia, muitas vezes fica em dúvida sobre qual opção ajuda mais a emagrecer: esteira ou elíptico? Veja o que diz uma especialista.

Leia mais: Bike ou esteira: qual cardio queima mais calorias?

Esteira ou elíptico: benefícios

Caminhar ou correr na esteira

A esteira oferece vários benefícios para a saúde e para o condicionamento físico. Dessa forma:

  • Pode fortalecer o coração, aumentar a capacidade pulmonar e melhorar a circulação sanguínea. Isso contribui para a saúde cardiovascular geral.
  • Correr ou caminhar na esteira é uma forma eficaz de queimar calorias, o que pode ajudar na perda de peso ou na manutenção de um peso saudável.
  • As esteiras geralmente possuem controles que permitem ajustar a velocidade e a inclinação, permitindo que você personalize a intensidade do seu treino de acordo com suas metas e nível de condicionamento físico.

Elítico

O elíptico, também conhecido como cross-trainer, oferece uma série de benefícios para a saúde e a aptidão física. Veja os principais:

  • O elíptico envolve movimentos simultâneos dos braços e pernas, proporcionando um treino de corpo inteiro. Isso contribui para o fortalecimento e tonificação dos músculos em várias partes do corpo.
  • O elíptico é uma opção de baixo impacto, o que significa que reduz o estresse nas articulações, tornando-o mais suave para pessoas com problemas nas articulações ou lesões.
  • Assim como a esteira, o elíptico oferece benefícios cardiovasculares, ajudando a fortalecer o coração, melhorar a circulação sanguínea e aumentar a capacidade pulmonar.
  • Inversão de movimento: Algumas máquinas elípticas oferecem a opção de movimento reverso, envolvendo músculos diferentes e proporcionando variedade aos treinos.
  • Melhora na postura e equilíbrio: Ao usar o elíptico, os usuários precisam manter uma boa postura, o que pode contribuir para a melhoria da postura corporal e do equilíbrio ao longo do tempo.

Afinal, esteira ou elíptico para emagrecer?

De acordo com Luciana Gusmão, personal trainer, depende. Isso porque ambos a prática de ambos os exercícios aeróbios depende do objetivo individual, bem como sua condição física. “A esteira tem um gasto calórico maior se a forma utilizada for corrida. No entanto, o esforço e déficit calórico do elíptico é maior do que o de uma caminhada”, completa a especialista.

Fonte: Luciana Gusmão, personal e profissional de educação física.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais