Escova de dente elétrica limpa mais? Especialista responde
Na farmácia, você provavelmente já reparou na escova de dente elétrica: mais cara que as versões convencionais, ela se destaca por parecer tecnológica e potente. Mas será que vale mesmo a pena investir no acessório?
Para que serve a escova de dente elétrica?
De acordo com a cirurgiã-dentista e especialista em odontologia estética, Dra Kátia Blume, o objeto foi criado com o intuito de facilitar e trazer mais comodidade na hora de cuidar da saúde bucal.
“Quando realizamos a escovação, queremos combater e desorganizar a colônia de bactérias. Então, só passar a escova pelos dentes não é suficiente. A escovação precisa de fricção, não pode ser muito forte, mas também não pode ser fraca demais”, explica a especialista.
Assim, a escova de dente elétrica facilita o ato, pois você só precisa guiar o aparelho em todas as superfícies (sem apertá-lo contra os dentes).
Leia também: Como a saúde bucal influencia na saúde emocional
É preciso investir no acessório?
Não necessariamente. Isso porque se você fizer a higienização corretamente, uma escova tradicional já dá conta do recado.
“Estudos mostram que ter uma escovação efetiva elimina chances de cárie ou doença periodontal. Porém, nem todas as pessoas conseguem realizar uma boa escovação com o objeto manual”. Nesse caso, a versão elétrica pode ajudar quem não consegue realizar os movimentos corretos, como pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Leia também: Mastigar gelo: Hábito pode prejudicar a saúde bucal
Como comprar a escova de dente elétrica?
Na hora de comprar, a coisa pode ser um pouco mais complicada. Isso porque existem infinitos modelos, com potências e tipos de movimentos diferentes. Confira algumas dicas para não errar:
- Verifique a potência e a quantidade de movimentos por minuto: algumas funcionam por vibração, e outras fazem rotações (prefira as que mesclam vários movimentos);
- Para maior praticidade, escolha aquelas com baterias recarregáveis (e que durem bastante);
- O cabo da escova deve ter proteção contra água;
- Confira a voltagem da escova ou da bateria;
- Opte por múltiplas cerdas macias.
Fonte: Dra Kátia Blume, cirurgiã-dentista e especialista em odontologia estética – lentes de contato em resina.