Erva de passarinho: conheça os benefícios da planta

Alimentação Bem-estar
25 de Outubro, 2023
Erva de passarinho: conheça os benefícios da planta

A erva de passarinho é uma erva daninha, ou seja, que parasita outras plantas. Plantas como azaleias, primaveras e jacarandá, por exemplo, são as preferidas por essa praga. Porém, o que nem todo mundo sabe é que ela contém propriedades terapêuticas, que podem ajudar principalmente no tratamento de problemas respiratórios, como bronquite, rinite, pneumonia, asma e outros.

Leia mais: 6 ervas e especiarias que ajudam na perda de peso

Benefícios da erva de passarinho

Melhora a respiração

O chá feito a partir da erva de passarinho pode auxiliar em problemas relacionados à respiração. Por exemplo, durante crises asmáticas, a bebida pode ajudar. Não só, também pode aliviar sintomas de gripe, resfriados e bronquite.

Imunidade fortalecida

Ainda, entre as propriedades da planta, encontram-se anti-inflamatórios naturais, como é o caso dos antioxidantes flavonoides e taninos. Por isso, atua no combate a infecções de bactérias e fungos, além de fortalecer a imunidade e, portanto, prevenir problemas de saúde.

Energiza o corpo

O chá feito da erva também pode agir como uma bebida energizante, ou seja, que rende energia para o corpo e, portanto, combate a sensação de fadiga. Por isso, ela é na parte da manhã ou antes da prática de exercícios físicos.

Alivia as cólicas menstruais

As cólicas menstruais podem ser bastantes incômodas e doloridas. Nesse sentido, o chá feito da erva daninha pode aliviar as dores decorrentes da menstruação.

Como utilizar a erva de passarinho

A erva de passarinho é mais comumente utilizada na forma de chá, que pode ser feito facilmente em casa. Os ingredientes necessários para o preparo são apenas a erva em sua forma seca e água fervente.

Contraindicações e efeitos colaterais da erva de passarinho

  • Em excesso, pode causar dores de cabeça
  • Os frutos da planta não devem ser consumidos
  • Não deixe de consultar um médico antes do seu uso

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!