Erva de passarinho: conheça os benefícios da planta
A erva de passarinho é uma erva daninha, ou seja, que parasita outras plantas. Plantas como azaleias, primaveras e jacarandá, por exemplo, são as preferidas por essa praga. Porém, o que nem todo mundo sabe é que ela contém propriedades terapêuticas, que podem ajudar principalmente no tratamento de problemas respiratórios, como bronquite, rinite, pneumonia, asma e outros.
Leia mais: 6 ervas e especiarias que ajudam na perda de peso
Benefícios da erva de passarinho
Melhora a respiração
O chá feito a partir da erva de passarinho pode auxiliar em problemas relacionados à respiração. Por exemplo, durante crises asmáticas, a bebida pode ajudar. Não só, também pode aliviar sintomas de gripe, resfriados e bronquite.
Imunidade fortalecida
Ainda, entre as propriedades da planta, encontram-se anti-inflamatórios naturais, como é o caso dos antioxidantes flavonoides e taninos. Por isso, atua no combate a infecções de bactérias e fungos, além de fortalecer a imunidade e, portanto, prevenir problemas de saúde.
Energiza o corpo
O chá feito da erva também pode agir como uma bebida energizante, ou seja, que rende energia para o corpo e, portanto, combate a sensação de fadiga. Por isso, ela é na parte da manhã ou antes da prática de exercícios físicos.
Alivia as cólicas menstruais
As cólicas menstruais podem ser bastantes incômodas e doloridas. Nesse sentido, o chá feito da erva daninha pode aliviar as dores decorrentes da menstruação.
Como utilizar a erva de passarinho
A erva de passarinho é mais comumente utilizada na forma de chá, que pode ser feito facilmente em casa. Os ingredientes necessários para o preparo são apenas a erva em sua forma seca e água fervente.
Contraindicações e efeitos colaterais da erva de passarinho
- Em excesso, pode causar dores de cabeça
- Os frutos da planta não devem ser consumidos
- Não deixe de consultar um médico antes do seu uso