Erros comuns que você pode cometer na dieta low carb

Alimentação Bem-estar
01 de Outubro, 2019
Erros comuns que você pode cometer na dieta low carb

Ao iniciarmos a dieta low carb – ou qualquer dieta – é muito comum uma ansiedade por conta do foco total em conquistar mais saúde e o corpo do sonhos.

Por isso, é importante contar com ajuda profissional e seguir protocolos e diretrizes de cada plano alimentar para evitar erros, que são tão comuns ao iniciarmos uma rotina de alimentação.

A dieta low carb prioriza o baixo consumo de carboidratos e é uma estratégia nutricional que visa a perda de peso.

Nessa abordagem, retiram-se carboidratos refinados, ou seja, refrigerantes, doces, bolos, pães, bolachas, e prioriza-se uma alimentação natural e saudável, rica em verduras, legumes, frutas, tubérculos, carnes, queijos.

Leia também: Porque precisamos incluir gordura na dieta

A proposta é estabilizar níveis de açúcar no sangue (glicemia) e, com isso, aumentar a queima de gordura.

Uma dieta low carb é sacietogênica, ou seja, faz você se sentir saciado, e com isso, a ingestão de alimentos é menor, o que resulta em perda de peso.

Porém, é comum observar, principalmente em iniciantes, alguns erros cometidos na dieta low carb. Confira os mais comuns:

Comer pouco ou pular refeições

Quando adotamos uma dieta sem seguir nenhum protocolo, fazendo aquilo que nos dá na telha, a chance de deixar o metabolismo lento e confuso é muito grande.

Isso porque, ao fazer uma dieta sem regras, é normal que em um dia você coma mais do que nos outros. Assim, é importante consultar um nutricionista e seguir um programa certinho.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Ingerir proteína e gordura em excesso

Para a dieta low carb ter sucesso é importante gerar um déficit calórico, ou seja, comer menos do que gasta. Essa é a matemática básica da dieta.

Então, a partir do momento em que você come um macronutriente em excesso para compensar a falta de outro, o resultado são quilos a mais de qualquer jeito.

Fazer low carb apenas de segunda a sexta

Esse erro nem precisa de muita explicação né? O seu corpo não sabe quando é final de semana, então, a dieta deve continuar mesmo aos sábados e domingos.

Zerar os carboidratos

Os carboidratos, desde que em quantidades e qualidade adequadas, são ótimos aliados na dieta, incluindo na dieta low carb. Um grande erro das pessoas é simplesmente cortar radicalmente o carboidrato. E o risco dessa prática é o reganho de peso rapidinho.

Por isso, novamente: siga o plano alimentar feito pelo profissional nutricionista.

Criar expectativas altas

O processo de emagrecimento não é milagroso e nem instantâneo. Por isso, tenha paciência. Com ações dia após dia é que se alcanças resultados. A pressa e ansiedade são inimigas da perfeição.

Sobre o autor

Camila Salvo
Técnica em Nutrição e Dietética pela GV - São Paulo. Estudante de Nutrição na FMU. Pós Graduanda em Nutrição Esportiva, pela CEFIT. Apaixonada por esportes e nutrição comportamental. Tem experiência na transformação de mindset nos pacientes para iniciar a prática esportiva e performance como estilo de vida.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado