Enxaqueca oftálmica: conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

Saúde
11 de Julho, 2022
Enxaqueca oftálmica: conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento

Muitas pessoas relacionam dores de cabeça recorrentes com possíveis problemas de visão, como o uso de óculos com grau inadequado. De fato, existe uma condição que pode estar relacionada. A enxaqueca oftálmica é uma dor de cabeça de origem oftalmológica causada por problemas de visão bastante comuns: miopia, hipermetropia e astigmatismo.

A doença, também chamada de enxaqueca retiniana, atinge cerca de 1% da população mundial e se distingue das enxaquecas clássicas por afetar a visão e outros sentidos. Entenda.

Leia mais: Problemas oftalmológicos: conheça os mais comuns e como tratá-los

Quais são as causas?

De acordo com a Dra. Renata Rabelo Ferretti, oftalmologista, o astigmatismo é o principal causador de dor de cabeça. No entanto, outras condições também podem estar relacionadas, como desvio ocular e insuficiência de convergência (que é a capacidade do olho para focalizar objetos próximos). 

“O glaucoma também pode levar à enxaqueca oftálmica, assim como a úlcera de córnea, que tem como sintoma dor nos olhos, pois afeta a córnea e causa dor intensa”, explica a médica. Nesse último caso, isto é, quando o problema ocorre na córnea, a causa pode ser algum acidente, como o uso de lentes de contato de forma descontrolada e sem cuidados adequados, como limpeza.

Sintomas da enxaqueca oftálmica

A princípio, o principal sintoma da enxaqueca oftálmica é a dor de cabeça intensa que pode ocorrer somente de um lado da cabeça ou na cabeça toda. O sintoma ocorre, principalmente, após algum esforço visual. 

Quando a causa é o glaucoma, explica a médica, a dor pode ser acompanhada de vermelhidão ocular. “Inclusive, a dor pode ser tão intensa e causar até vômitos”, explica a médica. 

Como diagnosticar

O diagnóstico da enxaqueca oftálmica ocorre por meio do exame oftalmológico completo que inclui, por exemplo, medida da acuidade visual, pressão intraocular, exame de fundo de olho, mapeamento de retina, dentre outros exames, explica a especialista.

Tratamento da enxaqueca oftálmica

A boa notícia é que, em grande parte dos casos, a enxaqueca oftálmica tem cura. Vai depender, no entanto, da causa.

“Se a causa for o grau do óculos ou lentes de contato inadequadas, será prescrito novos óculos ou lentes. Entretanto, se a causa for alguma alteração na acomodação ou na musculatura, o médico irá recomendar alguns exercícios”, explica a oftalmologista. No caso do glaucoma, será indicado um tratamento específico para a doença, que geralmente inclui o uso de colírios e, ocasionalmente, laser. “Por fim, se o problema tiver relação com úlcera de córnea, tem um tratamento específico para que ela seja cicatrizada. Na maioria das vezes, a enxaqueca oftálmica pode-se prevenir com exame oftalmológico periódico”, completa a Dra. Renata.

Leia mais: Enxaqueca com aura: o que é, causas, sintomas e como evitar

Fonte: Dra. Renata Rabelo Ferretti, oftalmologista clínica e cirúrgica – CRFM 91006.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto mostra grãos e pó de café
Alimentação Bem-estar Saúde

7 perguntas sobre a cafeína respondidas por estudos

Será que a cafeína causa mesmo desidratação? Pode gerar problemas cardíacos? Veja as respostas dessas e de outras questões

mulher loira com pólipos nasais tocando o nariz com a mão
Saúde

Pólipo nasal: o que é, causas, sintomas e tratamento

O quadro costuma surgir acompanhado de uma sinusite crônica. Conheça os sintomas dos pólipos nasais e como é feito o tratamento.

Aos 61 anos, Roseli já perdeu mais de 3,2 kg com o plano alimentar exclusivo da Vitat
Alimentação Bem-estar Saúde

Roseli, de 61 anos, já perdeu mais de 3kg com a Vitat

Aposentada, Roseli deu início a uma jornada mais saudável com a Vitat, tendo consultas com nutricionistas e seguindo plano alimentar exclusivo