Entusiasmo: A importância de cultivar esse sentimento

19 de maio, 2020

Entusiasmo é uma força que desenvolvemos internamente, algo que surge dentro de nós. É a energia que nos move em direção aos nossos objetivos, o que nos estimula em nossas ações para alcançarmos o que desejamos.

Assim, podemos descrever entusiasmo como imenso prazer de fazer ou desenvolver alguma coisa. É a capacidade de trabalhar com prazer e determinação, é o sentir-se feliz.

Em primeiro lugar, tente identificar o seu sentimento em relação ao seu processo de emagrecimento, é motivação ou entusiasmo?

Uma pessoa motivada precisa de uma força externa que a motive a fazer algo. Já reparou como você se sente ao receber aquela promoção que tanto esperava? Ou como você se sente ao emagrecer o que desejava? Reflita como você se sente quando começa fazer um curso que desejava tanto, fica entusiasmado, feliz. 

Mas, quando uma pessoa se sente entusiasmada aprecia o percurso para se chegar ao objetivo, o faz mesmo tendo obstáculos, desafios e dificuldades. Portanto, o entusiasmo é como um “estado de espírito” otimista. 

Porém, a falta de entusiasmo é semelhante à tristeza, insatisfação, desmotivação, falta de interesse. Ou seja, quando fazemos algo por obrigação. Muitas vezes fazemos porque é preciso, e isso acaba tornando tudo mais pesado.

O que fazer para recuperar o entusiasmo?

O entusiasmo só vem de você, é algo interno. Você pode se sentir entusiasmado com alguma coisa e outra pessoa não ter o mesmo sentimento.

É o caso de alguns atletas, muitas vezes o desânimo é tão grande que não sentem vontade de treinar ou competir. Contudo, para manter-se motivado é preciso sentir entusiasmo. Mas, o problema é que nem sempre isso acontece. Em muitos casos abrem mão de muitas coisas para se chegar ao objetivo e, portanto, esse entusiasmo nem sempre se mantém.

Leia também: Intoxicação emocional: O que é e como evitar

Motivação

Motivação é o motivo da ação, refere-se ao objetivo final, ao resultado. O que nos leva a agir é o desejo por determinado propósito o situação.

Reflita: qual a sua motivação no seu atual emprego? O salário, os benefícios, uma oportunidade de mostrar seu conhecimento etc.Quanto mais o seu entusiasmo cresce, mais motivado você fica.

Grande parte do ser humano tem uma tendência a ser otimista ao projetar o futuro. A esse sentimento damos o nome de entusiasmo. Essa maneira de ver os fatos de uma forma mais positiva pode garantir uma vida saudável por mais tempo.

Mas, por mais desagradável que a realidade se mostre, estar entusiasmado faz com que expectativas sejam boas. Essa atitude oferece benefícios não só para a saúde, pois o entusiasta se torna mais corajoso, apto a assumir riscos e, com isso, avançar.

A importância do entusiasmo na nossa vida

O entusiasmo funciona como uma mola propulsora, é a força que te move, que faz para você se dedicar com o máximo empenho as atividades que desempenha.

Você o faz porque gosta e não porque precisa ou é obrigado.

Leia também: Frustração: Como administrar esse sentimento

Dicas para manter-se entusiasmado

Melhore o humor

Pode parecer uma bobagem. Mas, pesquisas revelam que episódios de mau humor trazem muitos prejuízos à saúde.

Desgaste nos relacionamentos, brigas e discussões desnecessárias, sentimento de raiva, levando ao estresse e muitas vezes ao esgotamento emocional.

Tenha foco no que faz

Foco e comprometimento são fundamentais para quem busca uma vida com entusiasmo. Por acreditar que tudo é possível, o entusiasta age com foco e determinação naquilo que lhe foi delegado ou que se propôs a fazer. Por isso, faz tudo com carinho, atenção e encontra prazer em cada etapa.

Evite as reclamações

Reclamar sem agir de nada vai adiantar. Como viver com mais entusiasmo se você vive reclamando? Portanto, troque a reclamação por uma ação e reflita sempre o lado bom das coisas.

Mude o foco do desânimo

O desânimo normalmente vem de algum fato ou conjunto de acontecimentos que afetam nossa motivação. Por exemplo, ter saído da dieta, ter exagerado em alguma comida. Assim, a solução é desviar o foco para outros pontos. É simples, mas funciona. A mente se distrai temporariamente, e você consegue se livrar da negatividade.

Mas, é importante frisar que a mudança de foco não é uma solução definitiva. Você está desviando a atenção e tirando o desânimo da superfície da mente.

Insista, persista e não desista

Persistir é realizar a mesma tarefa, porém de formas diferentes, buscando caminhos alternativos, como o rio que contorna seus obstáculos e segue. Persistir é se permitir ao aprendizado, buscando coisas novas.

A persistência tem como base buscar soluções inovadoras para alcançar aquilo que se quer, de forma mais eficaz. Persistir é ter um ideal em mente, mesmo que as coisas estejam difíceis, e continuar lutando de forma criativa e resiliente para tal. Sem a sensação de que se está carregando o mundo nas costas, como muito acontece na insistência.

Confie em você e em suas capacidades 

Pessoas que não reconhecem suas habilidades e capacidades têm muita dificuldade de acreditar que algo possa dar certo, por sentirem-se incapazes de realizar qualquer coisa.

Portanto, reforce o seu melhor, mais do que ser sempre o melhor é preferir dar o seu melhor em cada situação, sem cobranças e julgamentos. Assim, crie o hábito de escrever sempre três coisas que deram certo no seu dia, qualquer coisa desde as tarefas mais simples, como ter conseguido passar aquela pilha de roupa. Procure olhar para o lado bom das coisas e das pessoas.

Leia também: Como sair da zona de conforto – e porque é tão difícil