Entorse no tornozelo: o que é a lesão que tirou Neymar de campo?

Saúde
25 de Novembro, 2022
Entorse no tornozelo: o que é a lesão que tirou Neymar de campo?

Na emocionante estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2022 que rendeu dois gols para a seleção, também houve contratempos. O jogador Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito no final do segundo tempo, situação que preocupou os torcedores e até o médico da seleção, Rodrigo Lasmar.

“Neymar teve entorse no tornozelo direito. Apresentou um edema, inchaço e já iniciamos o tratamento com gelo no local. Precisamos aguardar 24h ou 48h para avaliar e não existe nenhum exame de imagem marcado por enquanto”, alegou o especialista durante entrevista coletiva.

Veja também: Afinal, colocar sal no meião evita cãibras, como fazia Zé Roberto?

O que é a entorse no tornozelo?

Também conhecida como torção, a entorse é uma lesão bem comum, tanto no dia a dia quanto no esporte. Ela acontece a partir de um movimento lateral excessivo do tornozelo, que afeta o ligamento da região em diferentes intensidades.

Por esse motivo, a entorse possui três classificações distintas: grau I, que apresenta estiramento ligamentar; grau II, com lesão parcial no ligamento; e, por fim, o grau III, que é mais severo, pois consiste na ruptura do ligamento.

Sintomas

Os principais indícios da entorse no tornozelo são dor ao movimentar o tornozelo e inchaço local, que progride após algumas horas da lesão. No caso de Neymar, o jogador ainda permaneceu no jogo por mais 10 minutos depois da torção, mas não aguentou o desconforto e foi substituído.

Dependendo do tipo de trauma, o indivíduo mal consegue caminhar, pois o mínimo movimento causa dor intensa. Além disso, a lesão pode deixar hematomas devido ao vazamento interno do sangue (equimose).

Como diagnosticar a entorse no tornozelo?

A investigação clínica, que observa os sintomas característicos da lesão, é o primeiro passo do diagnóstico. Contudo, só é possível descobrir a gravidade da lesão por meio de exames de imagem. Por exemplo, ultrassom e ressonância magnética.

Na situação de Neymar, o médico optou por esperar até 48h para avaliar a evolução do edema e se há melhora do quadro. Afinal, é comum que o processo inflamatório demore para se estabilizar.

Tratamento 

Varia conforme o grau da lesão. Contudo, todos os tipos de entorse requerem repouso para não forçar a área lesionada. Nesse período, o médico recomenda compressas de gelo e elevação do tornozelo. Se o trauma for II ou III, o uso de imobilizador pode ser necessário para ajudar na recuperação. Além disso, para aliviar as dores, os anti-inflamatórios e a fisioterapia são úteis logo no começo do tratamento.

Em raras situações, a entorse pode se tornar crônica, o que provoca a instabilidade ligamentar. Ou seja, o ligamento fica mais suscetível a lesões. Nesse contexto, o médico pode sugerir sessões de fisioterapia a longo prazo ou cirurgia para correção do problema.

Qual o tempo de reabilitação da entorse no tornozelo?

A princípio, quadros leves demoram de uma a duas semanas para melhorar completamente. Em contrapartida, as lesões mais delicadas precisam de mais tempo — até meses, às vezes. Portanto, o tratamento precisa de dedicação e paciência para não se estender mais do que o esperado.

Referências: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); Hospital Oswaldo Cruz; MSD Manuals.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais

Saúde

Vamos falar de compulsão alimentar?

Você sabia que 25 a 30% da população mundial está acima do peso? A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de