Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

Alimentação Bem-estar Saúde
26 de Fevereiro, 2024
Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

No topo da lista de suplementos queridinhos – sem dúvidas – está o ômega 3. Não à toa, o ácido graxo faz muito bem para a nossa saúde e estudos apontam que esse nutriente ajuda na proteção do coração, no combate à inflamação e ao estresse oxidativo. Com tantos benefícios, a pergunta que fica é: em quanto tempo o ômega 3 faz efeito? Quem deve optar pela suplementação? Saiba mais a seguir. 

Veja também: Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Ômega 3: benefícios do ácido graxo

O ômega-3 é considerado um ácido graxo essencial não fabricado por conta própria pelo organismo. Dessa forma, ele é extremamente importante e necessário para a saúde, e está associado a inúmeros aspectos do metabolismo e saúde humana.

De acordo com estudos, o ômega-3 reduz a inflamação das células, ajudando a evitar doenças inflamatórias, problemas cardíacos e artrite. Além disso, é essencial para o cérebro, melhorando a função cognitiva. Ele favorece a saúde dos ossos, impactando positivamente nos níveis de cálcio do corpo, reduz a incidência de perda óssea e de massa muscular. Ainda ajuda a prevenir certos tipos de câncer, é benéfico para intestinos, pulmões e pele e reduz o risco de doenças autoimunes.

Onde encontrar ômega 3?

Para usufruir dos benefícios do nutriente é necessário ingeri-lo preferencialmente via alimentação ou suplementação. 

Alimentação

Encontrado em peixes, especialmente naqueles que vivem em águas profundas, como: anchovas, linguado, ostra, salmão, sardinha, atum, arenque e cavalinha. Assim, outras fontes de ômega 3 incluem ovos, nozes, sementes, chia e linhaça. 

Suplementação

Já as cápsulas de ômega 3 são indicadas quando a alimentação não consegue ofertar a quantidade ideal de um nutriente, o que gera uma deficiência no organismo. Os sinais mais comuns são alterações dermatológicas, pele áspera e descamação. 

Mas vale reforçar que a deficiência de ômega 3 pode ser identificada a partir de exames médicos e análises clínicas. Assim, o suplemento só deve ser uma opção em caso de prescrição médica. 

Em quanto tempo o ômega 3 faz efeito?

Estudos apontam que os efeitos do ômega 3 na saúde costumam ser sentidos após 3 meses de consumo. No entanto, isso não significa que o tempo de suplementação seja fixo. Pelo contrário, a duração do tempo em que se deve tomar ômega 3 deve ser prescrita por um médico. 

Em determinados casos, o uso deve ser prolongado, como em casos de saúde vascular comprometida, problemas na saúde cerebral e condições inflamatórias. Além disso, fatores como condições de saúde, histórico familiar e objetivos pessoais também merecem atenção.

Quantidade de ômega 3 por dia

A quantidade ideal de consumo também depende das necessidades individuais de cada pessoa. No entanto, existem diretrizes gerais, veja a seguir:

  • Suplementação: de 500 a 1300mg por dia. 
  • Alimentação: 1 a 3 porções de peixe por semana. Dessa forma, cada porção de peixe deve ter o tamanho de uma mão aberta.

Cuidados 

Quando o assunto é suplementação, alguns cuidados são necessários com o ômega 3. Isso porque embora o nutriente seja seguro para a maioria das pessoas, seu consumo excessivo também pode causar alguns efeitos colaterais indesejados, como gases, diarreia, azia, dor abdominal, mau hálito e até sangramento nasal.

Por outro lado, o suplemento também pode interagir com outros medicamentos já presentes na rotina. Portanto, para potencializar os benefícios do ômega 3, procure acompanhamento médico.

Veja também:

Referências:

Escritório de Suplementos Dietéticos do Instituto de Saúde dos Estados Unidos;

Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.