Dormência emocional: O que é, quais as causas e como tratar

Bem-estar Equilíbrio
05 de Julho, 2023
Lívia Barbosa Alves de Souza
Revisado por
Psicóloga • CRP 01/22261
Dormência emocional: O que é, quais as causas e como tratar

Dormência emocional se refere à incapacidade de sentir emoções. Normalmente, o sentimento é temporário, mas também pode se tornar um modo de vida, geralmente adotado após um trama para se proteger de dores emocionais e físicas. Entenda mais sobre a condição.

Leia mais: Luto pela vida sem filhos: um olhar da mãe para a mulher

O que é a dormência emocional?

Quando somos expostos a altos níveis de estresse por um longo período, o corpo parece “desligar” o sistema emocional para nos proteger. Nesse sentido, algumas pessoas descrevem a dormência emocional como um sentimento de vazio ou desânimo, enquanto outras relatam sensação de isolamento.

Sintomas

Além de a dormência emocional bloquear sentimentos e experiências negativas, também desliga a capacidade de experimentar prazer, interesses sociais e habilidades de resolução de problemas. Alguns sintomas da condição podem incluir:

  • Sentimentos de vazio;
  • Falta de motivação, interesse ou prazer em qualquer atividade da vida;
  • Isolamento;
  • Diminuição do foco;
  • Incapacidade de reagir ao meio ambiente;
  • Incapacidade de se expressar;
  • Sentir-se preso;
  • Sentir-se desapegado da mente ou do corpo;
  • Envolver-se em comportamentos de risco para sentir algo.

Causas da dormência emocional

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.

Os medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão também podem ser causas. Isso porque podem afetar a maneira como o cérebro processa o humor e a emoção. Dessa maneira, os hormônios do estresse podem causar reações diferentes no corpo que, consequentemente, levam à dormência emocional. 

Por fim, a falta de emoção também pode acontecer como resultado de dor física ou emocional. Assim, na tentativa de se proteger de ser machucado novamente, é comum se desconectar de sentimentos relacionados à situação.

terapia-online-zenklub
Cuide da sua saúde mental com o Zenklub Plataforma conecta o usuário a profissionais da área e oferece uma série de conteúdos exclusivos. Veja as vantagens!

Tratamento

Assim como outras condições de saúde mental, existe tratamento para a dormência emocional. Por isso, buscar ajuda de um psicólogo é essencial para descobrir e ajudá-lo a superar o problema. Um psicoterapeuta, por exemplo, pode ajudá-lo a encontrar melhores maneiras de lidar com experiências e emoções excessivas.

O objetivo da terapia é ajudar uma pessoa a enxergar outras formas de lidar com o problema baseado no que é conhecido sobre a psicologia humana. Assim, por ser um ambiente seguro, a participação em psicoterapia permite que os sentimentos venham à tona para processá-los da melhor forma possível.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

chá de boldo
Alimentação Bem-estar

Chá de boldo: para que serve, benefícios e como fazer

O chá de boldo é utilizado para tratar uma variedade de problemas digestivos, como má digestão, gases, azia, constipação e diarreia

prato com ovos, bacon, espinafre e tomates-cereja, ingredientes típicos da dieta cetogênica
Alimentação Bem-estar

Dieta cetogênica é indicada para emagrecer e desinchar; cardápio de 7 dias

Saiba tudo sobre a estratégia alimentar que conquistou muitas famosas

Creatina na menopausa
Alimentação Bem-estar Saúde

Creatina na menopausa: suplemento ameniza efeitos e promove bem-estar

A suplementação surge como uma alternativa promissora para combater os efeitos negativos da menopausa e promover o bem-estar feminino