Dores que surgem de repente: Como explicá-las?

Bem-estar Movimento
12 de Agosto, 2021
Dores que surgem de repente: Como explicá-las?

Dores que surgem de repente, mas você não sabe como apareceram. A situação é familiar para você? Muitas vezes, a questão está relacionada a algum movimento errado que você fez, o conhecido “mau jeito” — dormir de “mau jeito”, agachar para pegar algo no chão de “mau jeito”, virar o pescoço de “mau jeito”…

De acordo com o personal trainer Samorai, entender a causa das dores é o segredo de tudo, já que apenas dessa forma é possível saber como reabilitar quem as sente e até mesmo saber como preveni-las. “Existem dois tipos de lesões: aquela em que está claro como aconteceu; e a outra, que vai acontecendo ao longo do tempo. No primeiro tipo, por exemplo, é quando alguém está jogando futebol e torce o tornozelo. Mas o grande problema é o segundo tipo, as dores que surgem de repente”, diz o personal.

No segundo caso, o incômodo pode acometer alguma região do corpo e melhorar e piorar constantemente. E por que isso acontece?

Leia também: Como trabalhar o dia inteiro sentado prejudica o corpo

Dores que surgem de repente: Como explicá-las

“Quando a nossa performance cai (e isso acontece naturalmente com o passar do tempo), sentimos dor em algum lugar. Se tem uma parte do meu corpo que não está funcionando bem e eu continuo fazendo as mesmas atividades, alguma outra irá compensar esse trabalho. E é exatamente ela que vai pagar a conta disso, por isso a dor aparece”, explica Samorai.

No processo natural da vida, todos sentirão alguma dor que não existia antes, independentemente da idade. Contudo, o melhor é tentar adiar o problema o máximo possível. Isso pode ser feito, segundo o profissional, com uma boa qualidade de vida, com mudanças de hábitos e até com tratamentos de reabilitação mais acentuados.

“Se você sente uma dor no joelho, ela provavelmente é gerada por uma somatória de fatores. Como o estresse, a má alimentação, a forma errada de pisar… Tudo isso pode fazer seu joelho doer mais ou menos e está ligado à sua performance”, afirma Samorai.

Além disso, ele ainda completa: “Toda dor que não tem origem clara é resultado de um estilo de vida ou comportamento. Ou seja, se não sabe o que fazer, mude qualquer coisa em você e sua percepção da dor com certeza já será melhor”, conclui.

Leia também: Como ter uma boa postura mesmo trabalhando em casa

Fonte: Samorai, personal trainer e especialista em movimentos, em treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva