Ovular dói? Para algumas mulheres, sim. Saiba mais
Nem todo mundo sabe, mas algumas mulheres sentem dor na ovulação. Chamado de dor do meio ou mittelschmerz (traduzido para o alemão), esse desconforto pode variar de intensidade – desde pontadas leves a crises mais agudas – e durar poucos minutos ou alguns dias. Desconfia de que já tenha sofrido com a condição? Saiba mais a seguir:
O que é a dor na ovulação?
De acordo com o Dr André Vinícius, médico ginecologista, a dor do meio corresponde a um desconforto ou dor leve a moderada que algumas mulheres experimentam ao redor do período da ovulação.
“Ocorre aproximadamente na metade do ciclo menstrual, daí o nome. É importante notar que, enquanto algumas mulheres podem experimentar essa dor regularmente, outras podem nunca senti-la”, explica.
Principais sintomas da dor do meio
Geralmente, o incômodo atinge um dos lados do abdômen – isso porque depende do ovário que está liberando o óvulo naquele ciclo menstrual (a maioria das mulheres ovula um mês em cada lado, alternadamente).
“A intensidade e a duração da dor podem variar entre as mulheres; algumas podem sentir uma leve sensação de desconforto, enquanto outras podem experimentar dores agudas ou pontadas. A duração também varia, podendo durar algumas horas ou até mesmo um dia ou dois”, diz o médico.
Leia também: Indutor de ovulação: o que é e em quais casos ele é indicado?
O que causa a dor na ovulação?
Segundo o Dr André Vinícius, certos fatores geram o desconforto. “Durante o processo de ovulação, o folículo ovariano rompe para liberar o óvulo, o que pode causar dor. Além disso, esse rompimento pode liberar uma pequena quantidade de fluido ou sangue, que pode irritar o revestimento abdominal (peritônio) e também causar dor.”
Sensibilidade da paciente e quantidade de fluido liberado (que pode ser analisado por um exame de ultrassom) muitas vezes determinam o nível de incômodo que a pessoa vai experienciar.
Leia também: Celular com sensor de temperatura que detecta ovulação: recurso funciona?
Tratamento
“Embora a dor do meio geralmente não requeira tratamento médico específico, existem maneiras de aliviar o desconforto para aquelas que acham a dor particularmente incômoda”, diz o ginecologista. Por exemplo:
- Medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs): medicamentos como ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor;
- Técnicas de relaxamento e calor: aplicar uma bolsa de água quente ou um pano aquecido na área afetada contribui para amenizar os incômodos;
- Pílula anticoncepcional: para mulheres que não estão tentando engravidar e experienciam dor ovulatória intensa, o uso de métodos contraceptivos hormonais pode ajudar a suprimir a ovulação e, consequentemente, a dor associada a ela.
Fonte: Dr André Vinícius, médico ginecologista.